SUV do Hyundai HB20 dá as caras e pode ser ponto de partida do novo ‘Onix cupê’
O Hyundai Bayon de nova geração foi flagrado com disfarces pela primeira vez na Coreia do Sul. Apesar de dar as caras apenas na Ásia, esse modelo será relevante para o mercado brasileiro ao assumir a persona de “SUV do HB20”, o substituto do HB20S na linha da marca, além de poder auxiliar no desenvolvimento do futuro Chevrolet “Onix cupê”.
Com o codinome BC4, o SUV subcompacto, ou como chamado agora aqui no Brasil “SUV de entrada”, ele apareceu com motorização híbrida e uma versão esportiva N Line. As imagens e informações foram divulgadas pela página sul-coreana ShortsCar, que afirma que os níveis de equipamentos e motorização se aproximam do atual Hyundai Kona.
Por aqui, o SUV do HB20 ficará abaixo do Creta e disputar mercado com o Volkswagen Tera, Fiat Pulse, Nissan Kait, Renault Kardian e Jeep Avenger.
–ShortsCar/Reprodução
E o Onix cupê, e a GM?
O que o tal do Bayon tem a ver com a General Motors? O fato é que a GM e a Hyundai anunciaram oficialmente, em agosto de 2025, uma parceria para o desenvolvimento conjunto de cinco modelos. Estão previstos quatro veículos destinados aos mercados da América Central e América do Sul, que engloba um SUV, um carro de passeio e uma picape, todos compactos, além de uma picape média.
Os veículos terão arquitetura flexível, com possibilidade de propulsão a combustão interna ou sistema híbrido. GM e Hyundai também irão codesenvolver uma van comercial elétrica para o mercado norte-americano.
Continua após a publicidade
A GM vai liderar o desenvolvimento da plataforma da picape média, enquanto a Hyundai será responsável pelos veículos compactos e da van elétrica. As duas companhias utilizarão plataformas comuns, mas o design interno e externo será exclusivo, refletindo a identidade de cada marca.
Chevrolet S10 100 AnosFernando Pires/Quatro Rodas
O trabalho de design e engenharia deve começar em breve para os veículos destinados à América Central e América do Sul, com lançamentos previstos para iniciarem em 2028. As empresas estimam que as vendas desses veículos ultrapassem 800.000 unidades por ano quando a produção estiver totalmente escalada.
Continua após a publicidade
Chevrolet Tracker RS 2026
‘Onix cupê’
O maior impacto desta parceria será visto na família Onix: o acordo entre as duas empresas só contempla um automóvel compacto e um SUV compacto. É um indício de que a existência das duas carrocerias do Onix e do HB20, hatch e sedã, estão em xeque. Ne verdade, nenhum dos dois Onix terá uma nova geração.
Tanto o Onix hatch quanto o sedã tendem a sair de linha por volta de 2030, reforçando uma estratégia da Chevrolet de se voltar para os SUVs. O que a GM está preparando para o lugar deles é um SUV cupê, ou um “Fastback da Chevrolet”.
Ilustração de como poderia ser o fastback da Chevrolet, previsto para 2030Henrique Rodriguez/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Este novo Chevrolet será um SUV compacto em termos de altura de suspensão e espaço interno, mas que aproveitará o caimento do teto mais acentuado para garantir um porta-malas com capacidade equivalente à de um sedã compacto. O novo Chevrolet será trabalhado como concorrente para os VW Nivus e Fiat Fastback, ou mesmo seus sucessores. Afinal, é um carro com lançamento previsto só para 2030.
Este será o projeto mais audacioso desta primeira fase da parceria entre Hyundai e GM, pois este carro inédito será mas desenvolvido a partir da plataforma da nova geração do Hyundai HB20 e também terá motor e câmbio fabricados pela empresa sul-coreana – possivelmente com algum nível de eletrificação. Este carro nem sequer está totalmente incluído no atual plano de investimentos da GM no Brasil, que prevê um aporte de R$ 7 bilhões de 2024 a 2028.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
Toda a carroceria e interior do carro serão exclusivos da Chevrolet. O compartilhamento será da base técnica e de componentes, mas a produção será totalmente independente. O novo Hyundai HB20, previsto para 2027, seguirá com produção em Piracicaba (SP). O SUV cupê da Chevrolet, porém, ocupará a fábrica da GM em Gravataí (RS), que produz os Onix atualmente.
Continua após a publicidade
Ainda existe a possibilidade da Chevrolet manter alguma versão básica dos Onix hatch e sedã em linha, dependendo da demanda do mercado por carros mais básicos e baratos daqui a cinco anos.
O próximo carro de entrada da Chevrolet
–Fábio Black/Quatro Rodas
Neste momento, a Chevrolet trabalha com o lançamento do último carro inédito derivado da plataforma GEM, inaugurada pela atual geração do Onix em 2019. Trata-se de um SUV compacto de entrada bem nos moldes do Fiat Pulse e VW Tera, que será lançado no início de 2026. Ele está sendo chamado de Chevrolet Sonic, já flagrado por QUATRO RODAS.
–Fábio Black/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Nos próximos anos, sua missão será preencher a lacuna de preços entre o Onix e o Tracker, tal e qual seus concorrentes fizeram em suas respectivas marcas.
É difícil dizer que o Sonic é um SUV cupê ao comparar com o OnixFábio Black/Quatro Rodas
Publicidade
Leia a materia completa na fonte original:
Ver no Quatro Rodas