Volvo EX60 aparece antes da estreia e promete até 810 km de autonomia
O segredo acabou um dia antes do previsto. Imagens do novo Volvo EX60, o “XC60 elétrico”, vazaram nas redes sociais e anteciparam a estreia oficial, marcada para 21 de janeiro. As capturas de tela, divulgadas pelo perfil Kindel Auto no Instagram, indicam que o SUV elétrico sueco chega com um objetivo claro: disputar liderança em autonomia com Tesla e BMW.
O material vazado, aparentemente, tem origem em um vídeo de apresentação interna. Em uma das cenas, é possível ler a frase “It’s written in black and white” (“está escrito em preto e branco”) sobre imagens do para-choque. O EX60 é tratado internamente como um modelo estratégico e também marca o retorno de Thomas Ingenlath, ex-CEO da Polestar, ao cargo de chefe de design da Volvo, a partir de 1º de fevereiro de 2026.
View this post on Instagram
As imagens publicadas confirmam a evolução da identidade visual da Volvo. A dianteira traz uma nova interpretação dos faróis em “Martelo de Thor”, linguagem introduzida no XC90 em 2014. Agora, o conjunto aparece com LEDs mais finos e segmentados, reforçando a identidade elétrica da marca.
O EX60 será o primeiro Volvo com a plataforma SPA3. Mais avançada que a base SPA2 usada no EX90, a nova arquitetura promete maior capacidade de processamento para os sistemas de infoentretenimento e de assistência à condução.
Continua após a publicidade
O interior ainda não foi revelado, mas a expectativa é de um ambiente minimalista, com uso intensivo de materiais sustentáveis e integração total ao ecossistema Google, incluindo interação com o a inteligência artificial da empresa, o Gemini.
–Divulgação/Volvo
O principal destaque do novo Volvo EX60 está nos números de eficiência. De acordo com as informações vazadas, o SUV terá autonomia de 810 km no ciclo WLTP.
Continua após a publicidade
Se confirmado, esse alcance colocaria o modelo à frente do novo BMW iX3, que promete até 805 km, e acima de elétricos consolidados como o Tesla Model 3 Long Range, com cerca de 750 km de autonomia declarada. O Tesla Model Y também ficaria abaixo nesse comparativo.
Esse resultado estaria diretamente ligado à nova plataforma, que adota baterias estruturais no conceito cell-to-body. A solução reduz peso e melhora a densidade energética. O sistema elétrico de 800 volts também permitiria recargas mais rápidas, um ponto crítico para o uso em viagens longas. O SUV suporta carregamento DC de até 400 kW. Segundo a fabricante, é possível recuperar 338 km de alcance em apenas 10 minutos.
A Volvo mantém sua tradição em segurança com um cinto de segurança adaptativo inédito. O sistema cruza dados de sensores externos (velocidade e gravidade do impacto iminente) com o perfil do motorista (altura e peso).
Continua após a publicidade
Dessa forma, os pré-tensionadores ajustam a força de retenção especificamente para cada ocupante e cenário, evitando lesões causadas pelo próprio cinto em batidas de menor gravidade.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
O Volvo EX60 será revelado globalmente em 21 de janeiro. Na Europa, a estreia nas lojas é esperada para meados de 2026. No Brasil, onde o XC60 tem papel central nas vendas da marca entre os híbridos plug-in, a expectativa é que o EX60 desembarque entre o fim de 2026 e o início de 2027.
Inicialmente, ele deve conviver com o modelo a combustão, com posicionamento de preço voltado a disputar espaço com versões mais caras de SUVs elétricos de marcas alemãs e norte-americanas.
Publicidade
Leia a materia completa na fonte original:
Ver no Quatro Rodas