Quatro Rodas

Volkswagen pressiona a Fiat e forma trio no topo das vendas

Volkswagen pressiona a Fiat e forma trio no topo das vendas

A Volkswagen parece estar correndo contra o tempo para consolidar seus resultados de 2025, e ultrapassar a Fiat. Líder entre os automóveis, mas vice na soma entre automóveis e comerciais leves (que consideram picapes), a VW tem apresentado bons e curiosos resultados na reta final do ano com quatro modelos no top10, três deles seguidos.

• Relacionadas

SegredoPróxima geração do VW Polo pode virar híbrida com motor de dois cilindros2 dez 2025 - 15h12

SegredoVolkswagen Udara, rival da Fiat Toro, começará a ser fabricada em janeiro7 nov 2025 - 11h11

SegredoNova picape da Volkswagen terá versão básica para substituir a Saveiro7 out 2025 - 10h10

Os números são vistos nas parciais da Fenabrave (associação dos concessionários) sobre os emplacamentos do mês de dezembro. A Fiat Strada lidera com folga, com 12.643 unidades já emplacadas, mas é seguida por uma trinca da Volks, formada por Polo, Tera e T-Cross, todos já acima das 9.000 unidades cada, números altos para a média de mercado.

Desta vez, a VW apostou em um design bem originalFernando Pires/Quatro Rodas

Primeiro vem o Polo, com 9.385 unidades; em seguida, o Tera, com 9.145. Por último, o T-Cross, com 9.050. Após a sequência de Argo, HB20, Creta e Onix, aparece a Saveiro, com 6.499 unidades – pouco mais da metade da rival. Em novembro, Polo, Tera e T-Cross também ultrapassaram a barreira das 9.000 unidades, mas o Onix figurou entre eles. Agora, o Onix aparece com pouco mais de 7.000 exemplares.

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

Os números mostram um reforço dos bons resultados de 2025 para a marca, e um esforço em reduzir a diferença nos demais índices. Não se sabe, porém, se tratam-se apenas de vendas espontâneas, ou se há ações com condições especiais, vendas de frotas, gargalo de produção ou algum outro tipo de esforço já que, vale repetir, os resultados não são inéditos.

Fernando Pires/Quatro Rodas

As altas e constantes vendas da Strada mantiveram a Fiat confortável até agora na liderança dos comerciais leves, com 43,3% da participação do mercado no segmento entre janeiro e novembro de 2025. A Volks vem em seguida, mas longe, com 11,4%.

Continua após a publicidade

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.

Inscreva-se aqui

para receber a nossa newsletter

Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Também é graças à Strada que a Fiat lidera na soma entre automóveis e comerciais leves, detendo assim 19,9% do mercado total. Neste caso, a Volkswagen está próxima, com 18%. Entre os automóveis, a VW ocupa o lugar mais alto, com 19,6% da participação, contra 14% da Fiat.

Ou seja, mesmo que a Strada mantenha boa distância entre os comerciais leves, a VW tem chances (mesmo que pequenas) de tomar a liderança na soma dos segmentos com um reforço nas vendas de seus automóveis, já que a Saveiro vende, em seus melhores meses, a metade da rival. Na prática, a alemã deve apenas reduzir a diferença.

Publicidade

Leia a materia completa na fonte original:

Ver no Quatro Rodas

Compartilhar

Agradecimento Especial

AA
Andrey Andrade

Arquitetura, desenvolvimento e infraestrutura. 22+ anos criando sistemas de alta performance em Go que processam milhões de requisições.

andreyandrade.com
LU
LigadoUS

Estratégia de SEO, otimização para mecanismos de busca e posicionamento orgânico. Especialistas em SEO local para negócios brasileiros.

ligadous.com