Viajou de carro? Veja o que revisar e limpar no carro para evitar problemas
Viajou de carro com a família e deu tudo certo? Ótimo, mas isso não significa que seu carro não precisará de atenção. Rodar por longas distâncias, enfrentar a maresia do litoral ou a poeira de vias não pavimentadas exige uma revisão cuidadosa para evitar prejuízos ou perda de desempenho ao longo do ano.
Mais do que estética, a limpeza e a verificação técnica após a viagem garantem a durabilidade de componentes críticos. Além disso, evitará gastos inesperados.
O perigo silencioso da maresia
Se o destino das férias foi o litoral, a lavagem completa do carro é praticamente obrigatória. O contato com a água salgada e a areia acelera a corrosão da pintura e de pontos vulneráveis na parte inferior do carro.
A água salgada acelera a corrosão de partes da carroceria, escape e suspensãoSilvio Gioia/Quatro Rodas
A maresia é capaz de comprometer peças estruturais e até furar o escapamento. É fundamental analisar o estado das borrachas — como as palhetas do limpador e coifas dos amortecedores — e as conexões elétricas, especialmente os terminais da bateria, que oxidam rapidamente em climas litorâneos.
Continua após a publicidade
Filtros e pneus em xeque
Para quem frequentou estradas de terra, o foco muda para a respiração do motor. O filtro de ar deve ser verificado imediatamente; se estiver obstruído por poeira, o consumo de combustível sobe e a performance cai.
Já nos conjuntos de rodas e pneus, buracos podem ter causado danos internos nos pneus ou ter empenado as rodas, comprometendo a segurança. É importante fazer essa inspeção e corrigir o empenamento das rodas e, eventualmente, refazer alinhamento e balanceamento.
Continua após a publicidade
Filtro de ar do motorFernando Pires/Quatro Rodas
A calibração exige atenção técnica: nunca faça o ajuste com os pneus quentes. Como o ar se dilata com o calor, a pressão lida será falsa, resultando em um pneu murcho assim que a temperatura baixar. Rodar com pressão inadequada afeta o curso da suspensão e desalinha o veículo.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
Continua após a publicidade
O que você nunca deve fazer
A pressa na manutenção pode ser tão prejudicial quanto a negligência. Não deixe de observar o nível do fluido de arrefecimento e do óleo do motor após a viagem. Verificar o nível do óleo assim que encostar no posto é um erro comum: com o motor quente, o lubrificante está espalhado pelas partes altas e não no cárter, gerando uma leitura errada.
Confira o nível do óleo com o motor frio e em local planoLeonardo Barboza/Quatro Rodas
Outro ponto crítico é a lavagem do motor. Jatos de água de alta pressão em casa podem causar um “apagão” nos sistemas eletrônicos e sensores. Se a limpeza for necessária, procure um serviço especializado que utilize produtos dielétricos.
Publicidade
Leia a materia completa na fonte original:
Ver no Quatro Rodas