Quatro Rodas

Sistema do IPEM mapeia bombas de combustível que não roubam no abastecimento em SP

Sistema do IPEM mapeia bombas de combustível que não roubam no abastecimento em SP

Os motoristas do estado de São Paulo tem uma ferramenta poderosa para ajudar a fugir de golpes na hora de abastecer. O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) disponibiliza, desde abril de 2025, o Mapa de Bombas certificadas, uma plataforma que mostra exatamente a localização dos postos que passaram por um processo rigoroso de fiscalização e certificação antifraude.

A plataforma, que recentemente superou a marca de 120.000 acessos, está disponível de maneira gratuita e é fácil de utilizar. Basta descer a página do até o final para encontrar um mapa interativo do estado. Nele estão destacadas as cidades que já tiveram postos fiscalizados e é possível conferir a lista clicando nelas ou então digitando o nome do município na barra de pesquisas.

Fazendo isso você tem acesso aos postos com a bomba antifraude e quantas bombas existem na cidade. Na capital paulista, por exemplo, há 47 bombas antifraudes certificadas, espalhadas por 17 postos de combustível, todos eles devidamente localizados na plataforma.

“Por meio do serviço disponibilizado pelo Ipem-SP, os consumidores podem acessar informações sobre quais postos de combustíveis em São Paulo passaram por esse processo de verificação. Essa transparência permite que o consumidor faça escolhas mais seguras, optando por locais onde as bombas foram verificadas e aprovadas pelo Ipem-SP, garantindo que o volume de combustível adquirido seja o mesmo que está sendo pago”, explica o superintendente do instituto, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior.

O que são as bombas antifraude?

Em 2024, o Governo Federal ordenou que todas as bombas dos mais de 40.000 postos de combustível do país sejam trocadas pelas novas com um sistema de criptografia até 2029. Essa proteção evita o golpe da “bomba seca”, que abastece uma quantidade menor do que a desejada pelo cliente.

Continua após a publicidade

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.

Inscreva-se aqui

para receber a nossa newsletter

Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Desenvolvido pelo Inmetro, em parceria com fabricantes, revendedores e outras partes interessadas, o novo sistema utiliza a “internet das coisas” (IoT), permitindo verificações remotamente, além de adotar assinaturas digitais para cada uma das máquinas.

Explicando de maneira prática, a própria bomba identifica se há algum erro na medição de combustível, que são automaticamente enviadas e rastreadas pelo sistema ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Caso a fraude seja identificada, uma mensagem de erro aparecerá no visor da bomba.

Continua após a publicidade

Se tudo estiver correto, um símbolo aparece diretamente no visor da bomba assegurando que verificação foi feita. Confira como eles são;

03finalGilbarco2 IPEM-SPReprodução01finalWayne IPEM-SPReprodução02finalWertco IPEM-SPReprodução

Como reconhecer uma bomba antifraude

Reconhecer uma bomba antifraude é simples. Próximo ao visor, você deve encontrar um dos três selos, que necessariamente devem estar visíveis no painel frontal do equipamento. Veja como são esses selos.

002seloWerZOOM IPEM-SPReprodução001seloWay IPEM-SPReprodução003seloGil IPEM-SPReprodução

Publicidade

Leia a materia completa na fonte original:

Ver no Quatro Rodas

Compartilhar

Agradecimento Especial

AA
Andrey Andrade

Arquitetura, desenvolvimento e infraestrutura. 22+ anos criando sistemas de alta performance em Go que processam milhões de requisições.

andreyandrade.com
LU
LigadoUS

Estratégia de SEO, otimização para mecanismos de busca e posicionamento orgânico. Especialistas em SEO local para negócios brasileiros.

ligadous.com