Novo Fiat Fastback 2027 terá traseira com design ousado e inédita versão elétrica
Criado no Brasil, o Fiat Fastback será um produto global na sua segunda geração. O SUV cupê tem aparecido em testes na Europa com frequência e começa a mostrar o seu design definitivo. As novas fotos, publicadas pelo site Motor.es, mostram o carro em testes na Espanha, aproximando-se de seu lançamento previsto para meados de 2026 na Europa.
Parte da família do Grande Panda, a nova geração do Fiat Fastback trocará a plataforma compartilhada com o sedã Cronos para adotar a arquitetura Smart Car, a mesma dos Citroën e Peugeot vendidos no Brasil. A mudança estrutural deve resolver a principal crítica ao modelo atual: o espaço interno.
–Motor.es/Reprodução
Na Europa, espera-se que o Fastback seja equipado com o motor 1.2 turbo combinado ao sistema híbrido leve (MHEV) de 48V combinado ao câmbio e-DCT, com uma potência por volta de 135 cv. Há especulações sobre uma versão elétrica, com motor de 156 cv e autonomia de 400 km, fornecida pela bateria de 54 kWh.
Já no caso do Brasil, a mecânica não deve mudar, focando no uso do 1.0 turbo flex (T200) de 130 cv e 20,4 kgfm, junto com o sistema MHEV de 12V. Se a versão esportiva seguir em linha, o Fastback Abarth manterá o motor 1.3 turbo flex (T270). São 185 cv e 27,5 kgfm, números que garantem a liderança em desempenho no segmento. A transmissão continua automática de seis marchas para o 1.3 e CVT simulando sete para o 1.0.
Continua após a publicidade
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
A troca da plataforma MLA pela CMP (Smart Car) traz rigidez torcional superior e permite um melhor aproveitamento da cabine. A suspensão será recalibrada para suportar uma carroceria maior, focando no equilíbrio entre conforto e a estabilidade necessária para um cupê.
A nova arquitetura também permite a integração de sistemas eletrônicos mais avançados, preparando o terreno para assistentes de condução (ADAS) mais refinados que os atuais.
Continua após a publicidade
Visualmente, o Fiat Fastback 2027 bebe da fonte do conceito e do primo europeu Grande Panda. A dianteira exibe capô alto e faróis retangulares com LEDs seccionados. A traseira é o ponto alto: lanternas horizontais com LEDs pixelados criam um efeito retrô-futurista inédito na gama nacional.
–Motor.es/Reprodução
Nas dimensões, o ganho é expressivo. O entre-eixos deve ser esticado dos atuais 2,53 m para cerca de 2,64 m (um ganho de 11 cm), empatando com o Citroën Basalt e o VW Virtus. Isso se traduz em mais espaço para as pernas no banco traseiro, sem sacrificar o porta-malas, que deve se manter acima dos 500 litros (VDA).
Continua após a publicidade
O interior será totalmente reformulado, com quadro de instrumentos digital e multimídia flutuante de série, alinhado à nova linguagem estética da Stellantis.
–Carscoops/Reprodução
Com status de carro global, a apresentação mundial ocorrerá no primeiro semestre de 2026, começando pela Europa. No Brasil, o Fiat Fastback 2027 deve iniciar as vendas apenas em 2027.
Ele se posicionará acima do novo Argo, enfrentando diretamente Volkswagen Nivus, o próprio Citroën Basalt e as versões de entrada de SUVs compactos maiores.
Publicidade
Leia a materia completa na fonte original:
Ver no Quatro Rodas