Quatro Rodas

Marcas mais vendidas de 2025: BYD e VW disparam, enquanto GM, Toyota e Peugeot encolhem

Marcas mais vendidas de 2025: BYD e VW disparam, enquanto GM, Toyota e Peugeot encolhem

O mercado automotivo brasileiro fechou 2025 com saldo positivo. De acordo com dados da K.Lume Consultoria, foram 2.547.034 unidades emplacadas no ano que passou, um crescimento de 2,5% em relação a 2024. Mas se o volume total sugere um cenário de estabilidade, a disputa por posições no ranking de vendas foi acirrada e rendeu mudanças importantes.

Enquanto a Fiat administra sua liderança com folga, a Volkswagen e as marcas chinesas BYD e GWM protagonizaram os grandes crescimentos nas vendas em 2025. Do outro lado, gigantes tradicionais como Chevrolet e Toyota enfrentaram quedas importantes nas suas vendas, impactadas por estratégias e problemas industriais.

Ofensiva chinesa e reação alemã

BYD Song Pro 2026Fernando Pires/Quatro Rodas

A BYD se consolidou como marca de volume em 2025. Ainda que só tenha iniciado a montagem de carros em Camaçari (BA) nos fim do ano, cresceu 46,9% ao longo dos últimos 12 meses, escalando da 10ª para a 8ª posição. Com 112.929 carros emplacados, a chinesa deixou para trás as japonesas Honda e Nissan.

Com o mesmo ritmo de crescimento, a GWM viu suas vendas saltarem 48,3%, atingindo 43.338 unidades. A empresa também iniciou a produção de automóveis em Iracemápolis (SP) nos últimos momentos de 2025 e ainda está em ritmo de ampliação de volume na unidade, e colherá os frutos da nacionalização de três modelos (H6, H9 e Poer) ao longo de 2026.

VW Tera ComfortFernando Pires/Quatro Rodas

Continua após a publicidade

Entre as quatro grandes fabricantes instaladas no Brasil, a Volkswagen foi quem teve o maior crescimento. A alemã ampliou seus resultados em 9,1%, o que para uma marca que teve 438.684 emplacamentos no último ano, representa 36.564 a mais ganhando as ruas em comparação a 2024. O desempenho consolida sua vice-liderança, atrás da Fiat (533.727 emplacamentos) e a distancia da Chevrolet, que vendeu 38.901 carros a menos em 2025, mas conseguiu sustentar uma terceira posição no ranking.

O tombo de GM e Toyota

O ano foi duro para a General Motors, ainda que tenha celebrado 100 anos no Brasil em 2025. A Chevrolet registrou a maior queda absoluta e percentual entre as líderes: recuo de 12,4%, com um total de 275.809 emplacamentos. A marca vê a VW se distanciar e precisa de respostas rápidas, pois esse resultado ruim se deu em um ano em que seus principais carros (Onix, Onix Plus e Tracker) tiveram atualizações em design, conteúdo e mecânica.

Chevrolet Onix e Tracker 2026Fernando Pires/Quatro Rodas

Indo mais além, toda a gama de produtos da Chevrolet teve quedas importantes nas vendas em 2025. A exceção é para a picape S10 e para o SUV TrailBlazer, que tiveram crescimento.

Continua após a publicidade

A Toyota provavelmente já esperava um ano de queda nas vendas, mas, talvez, não tanto quanto os 16,2% (170.600 unidades em 2025 contra 203.697 em 2024). Na virada de 2024 para 2025 a fabricante encerrou a produção do Yaris e do Yaris Sedã para o mercado brasileiro e ficou de fora dos segmentos de compactos pelo ano inteiro.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.

Inscreva-se aqui

para receber a nossa newsletter

Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

O que a Toyota não poderia imaginar é que a sua fábrica de motores em Porto Feliz (SP) seria destruída por um tornado, o que aconteceu no fim de setembro. Com isso, toda a produção da Toyota no Brasil ficou paralisada por quase dois meses e a retomada foi apenas com os Corolla e Corolla Cross em versões híbridas, com motores importados. O Corolla Cross, porém, conseguiu fechar o ano com quase 25% de crescimento nas vendas.

Yaris Cross fez falta nos resultados anuais da ToyotaDivulgação/Quatro Rodas

Continua após a publicidade

O novo Yaris Cross, que já estava com lançamento marcado para novembro, agora só chegará aos primeiros compradores entre fevereiro e março.

A expectativa era que o novo SUV compacto, que tem até mesmo versões híbridas, melhorasse os resultados da Toyota nos últimos meses de 2025. Mas, não teve jeito: a Toyota perdeu a 4ª posição para a Hyundai.

Estratégias perenes?

Peugeot 208 GT HybridPedro Bicudo/Peugeot

A Fiat segue líder isolada em vendas no Brasil e conseguiu um pequeno crescimento nas vendas, de 2,4%, fechando com 533.727 unidades. É a principal marca da Stellantis, conglomerado que seguiu liderando as vendas em 2025 apesar de a Peugeot ter despencado nas vendas.

Continua após a publicidade

Mesmo com o lançamentos das versões híbridas MHEV do hatch 208 e do SUV 2009, a marca francesa deixou de vender 4.957 carros no ano que passo. Esse resultado representa uma queda de 17,6%, a maior retração entre as 20 marcas mais vendidas do Brasil.

Citroën BasaltFernando Pires/Quatro Rodas

Por outro lado, a Stellantis pode comemorar que a Citroën teve um comportamento diametralmente oposto, crescendo 17,8%. O bom desempenho do Basalt garantiu 6.018 emplacamentos a mais na comparação com 2024.

A Hyundai, agora em 4º lugar, teve leve oscilação negativa de 1,2%, praticamente estável. A Mitsubishi avançou 26,8% no ano em que lançou a nova Triton e trouxe de volta o Outlander, agora um híbrido plug-in, mostrando força no segmento 4×4.

Continua após a publicidade

Mercedes AMG C 63 S E PerformanceFernando Pires/Quatro Rodas

Destaque também para o segmento premium: a Mercedes-Benz liderou o crescimento percentual do ranking (+69,6%) fechando o ano com 13.571 emplacamentos, se aproximando da BMW, que chegou aos 16.851 emplacamentos após crescer 7,6% em 2025. A Volvo avançou 12,6%, fechando o ano com 9.720 emplacamentos. A Audi não ficou entre as 20 marcas mais vendidas.

Ranking: as 20 marcas mais vendidas do Brasil em 2025

Vendas 2024

Vendas 2025

Variação (%)

Diferença (unidades)

Mercedes-Benz

Publicidade

Leia a materia completa na fonte original:

Ver no Quatro Rodas

Compartilhar

Agradecimento Especial

AA
Andrey Andrade

Arquitetura, desenvolvimento e infraestrutura. 22+ anos criando sistemas de alta performance em Go que processam milhões de requisições.

andreyandrade.com
LU
LigadoUS

Estratégia de SEO, otimização para mecanismos de busca e posicionamento orgânico. Especialistas em SEO local para negócios brasileiros.

ligadous.com