Huawei e parceira da GM revelam SUV híbrido ‘irmão’ do Chevrolet Spark EUV
O foco da China em tecnologia e direção inteligente tornou comum parcerias de fabricantes de carros com gigantes da tecnologia. É o caso da Huawei, constantemente ligada ao desenvolvimento de novos modelos globais, com cada vez mais marcas. Após cooperar com JAC, Chery, Seres, SAIC e BAIC, e de ter em andamento com Dongfeng e GAC, a chinesa agora concretiza a parceria com a SGMW – ou seja, a SAIC-GM-Wuling.
• Relacionadas
Carros elétricosDirigimos! Chevrolet Spark EUV é o rival que o BYD Dolphin não gostaria de ter13 ago 2025 - 14h08
NotíciasGM inicia produção nacional do Chevrolet Spark e Captiva EV será o próximo3 dez 2025 - 14h12
Carros elétricosChevrolet Captiva EV 2026 chega por menos de R$ 200.000 e pode virar nacional18 nov 2025 - 12h11
Como primeiro fruto da cooperação assinada em setembro, Huawei e SGMW revelaram o Baojun Huajing S, um SUV híbrido de grandes dimensões e com seis lugares que recebe integração com o Huawei Qiankun, uma nova plataforma para sistemas de condução autônoma. Ele terá sistemas inteligentes onboard e na nuvem, com uma solução de visão a laser.
–Baojun/Divulgação
O desenho do modelo é um clássico chinês, com desenho limpo e superfícies quase sem vincos. A dianteira tem faróis afilados unidos por uma régua iluminada, embora a iluminação provoque uma “quebra” ao entrar nos faróis, reproduzindo algo como uma letra “Z”. Abaixo, o para-choque tem uma grande abertura central, além de recortes verticais nas extremidades.
Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
De lado, destaca-se a grande área envidraçada e a ondulação mais pronunciada das portas. A traseira, como na dianteira, tem lanternas interligadas e o “raio” (ou a letra “Z”) quebrando a continuidade já tida como clichê no design chinês.
Baojun Huajing SBaojun/Divulgação
Ele é grande, com 5,24 metros de comprimento (perto de uma picape média), 2 m de largura, 1,80 m de altura e 3,11 m de entre-eixos, para levar até seis ocupantes, possivelmente dispostos na proporção 2+2+2. Mas também é pesado, com 2.385/2.470/2.665 kg, a depender da versão (não há detalhamento sobre elas).
Continua após a publicidade
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
Como é comum nos lançamentos na China, as primeiras imagens reveladas são de baixa qualidade e ainda não foram reveladas fotos do interior do Huajing S. Espera-se, porém, que ele não fuja da tendência de linhas horizontais formando o painel, com poucos ou nenhum comando físico, e grandes telas dominando.
Baojun Huajing SBaojun/Divulgação
Continua após a publicidade
O SUV é construído sobre a plataforma Tianyu, da Baojun, e é equipado com um conjunto híbrido plug-in. Ele combina um motor 1.5 turbo a gasolina de 141 cv de potência a outro elétrico, cujas especificações não foram divulgadas. Sobre baterias, há ao menos duas capacidades: 31 kWh ou 41,9 kWh. A autonomia elétrica, segundo a marca, pode variar entre 130 e 175 km, no ciclo chinês CLTC.
Ainda é cedo para dizer se o modelo poderá ter uma variante da Chevrolet, já que a Baojun, marca do Huajing S, também produz o Yep Plus. Caso você não tenha ligado o nome ao modelo, o Baojun Yep Plus é, nada menos, que o Spark EUV vendido no Brasil com a marca Chevrolet – graças à aliança SAIC-GM-Wuling. A parceria também dá vida ao Wuling Starlight S, à venda no Brasil como Chevrolet Captiva EUV.
Publicidade
Leia a materia completa na fonte original:
Ver no Quatro Rodas