Honda voltará a fabricar peças originais para carros clássicos e terá restauração de fábrica
Manter um carro clássico rodando como se tivesse acabado de sair da concessionária é o desafio de qualquer colecionador, e a Honda quer facilitar essa missão. A marca anunciou a criação da Honda Heritage Works, uma nova divisão dedicada exclusivamente à preservação de seus modelos esportivos históricos. O serviço começa a operar oficialmente em 1º de abril de 2026.
A iniciativa vai além de um simples suporte de pós-venda. A proposta é ajudar a eternizar carros que marcaram época, começando pela primeira geração do Honda NSX (NA1). O programa atuará em duas frentes principais: a fabricação e venda global de peças de reposição fora de linha e um serviço de restauração completo, feito dentro das instalações da Honda no Japão.
Honda NSX 1991Divulgação/Honda
A movimentação da Honda segue uma tendência de valorização do patrimônio histórico automotivo, permitindo que proprietários ao redor do mundo tenham acesso a componentes genuínos para manter a originalidade e a segurança de seus veículos.
Peças novas com engenharia moderna
O grande trunfo da Honda Heritage Works para o mercado global é a retomada da produção de peças críticas. A fabricante dividiu seucatálogo em duas categorias para contornar a obsolescência de ferramentais antigos.
–Divulgação/Honda
Continua após a publicidade
As chamadas “Peças Compatíveis Genuínas” são itens desenvolvidos do zero. Elas substituem peças originais que não podem mais ser fabricadas pelos métodos antigos. Para isso, a Honda utiliza novos materiais, tecnologias atuais e uma nova cadeia de fornecedores, garantindo que a peça funcione exatamente como a original, mas com processos de 2026.
Já as “Peças Reproduzidas Genuínas” são voltadas para o purista extremo. Nestes casos, a marca utiliza exatamente os mesmos materiais e métodos de produção da época do lançamento do carro. A lista completa de itens disponíveis será atualizada constantemente no site oficial da divisão.
De volta ao berço do Honda NSX
Os Honda NSX poderão ser refeitos na sua fábrica originalReprodução/Acervo pessoal
Para quem reside no Japão ou está disposto a enviar o carro para lá, o programa oferece o Honda Restoration Service. Não se trata de uma oficina terceirizada, mas sim de uma linha de trabalho dedicada dentro da unidade de Takanezawa, na província de Tochigi, dedicada à restauração dos carros não apenas com foco na estética, mas também para garantir que o carro se comporte em pista exatamente como projetado nos anos 90.
Continua após a publicidade
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
O local não foi escolhido por acaso: foi em Takanezawa onde a primeira geração do NSX foi fabricada. A antiga instalação, conhecida como Refresh Center, foi renomeada para Honda Heritage Works Takanezawa para abrigar o novo projeto. O objetivo técnico declarado pela engenharia é a “busca minuciosa pela sensação de direção original”.
Pacotes de restauração e expansão
A Honda quer recuperar até mesmo a dinâmica original do NSXDivulgação/Honda
O serviço de fábrica será oferecido em duas modalidades. O “Pacote de Restauração Básica” foca na revitalização mecânica, priorizando itens de desgaste natural que afetam a dirigibilidade, como componentes internos do motor e todo o conjunto de suspensão.
Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Para projetos mais complexos, a “Restauração Total” abrange também a recuperação estética. Isso inclui tapeçaria, painel, pintura externa e acabamentos, além de um trabalho personalizado de acordo com o estado de conservação de cada chassi.
Civic VTi com teto solar que não emperra é raridadeMarco de Bari/Quatro Rodas
As inscrições para o serviço no Honda NSX de primeira geração começam em janeiro de 2026 nas concessionárias japonesas. Embora o foco inicial seja o esportivo de motor central, a Honda já confirmou planos de expandir o Heritage Works para outros modelos esportivos clássicos da Honda (e da Acura, que também vendeu o NSX) no futuro.
Publicidade
Leia a materia completa na fonte original:
Ver no Quatro Rodas