Quatro Rodas

Comissão da Câmara aprova exibição de velocidade em todos os radares do país

Comissão da Câmara aprova exibição de velocidade em todos os radares do país

Uma proposta aprovada pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados em dezembro torna obrigatória a instalação de painéis que exibem a velocidade real dos veículos em todos os radares fixos no Brasil. O sistema, que funciona como nas “lombadas eletrônicas”, altera o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

O último texto aprovado é a versão do relator e deputado Zé Trovão (PL-SC), para o Projeto de Lei 1349/25, do deputado Da Vitoria (PP-ES). O novo conteúdo determina que esses equipamentos sejam instalados em todos os radares de fiscalização no país e não apenas em rodovias federais, como previa o projeto original.

Lombada eletrônica em CuritibaValdecir Galor/SMCS/Divulgação

De acordo com o relator Zé Trovão, “é essencial que a proposta seja destinada a todas as vias e não somente às federais. A promoção do trânsito seguro deve ser estendida a todas as vias, sem distinção de jurisdição”.

O autor, Da Vitória, justifica que a proposta tem como objetivo aumentar a transparência na fiscalização eletrônica e permitir que motoristas vejam a velocidade registrada em tempo real para poder ajustá-la com mais consciência. Não constam no texto possíveis estudos sobre os custos para a adoção do formato.

Continua após a publicidade

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.

Inscreva-se aqui

para receber a nossa newsletter

Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

De acordo com a Resolução nº 798, de 2 de setembro de 2020, do Conselho Nacional de Trânsito, há medidores de velocidade de dois tipos: fixo e portátil. Entre os fixos, estão os controladores e os redutores. Atualmente, há a obrigatoriedade de display apenas para os redutores.

A partir de agora, a proposta, que possui caráter conclusivo, será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Publicidade

Leia a materia completa na fonte original:

Ver no Quatro Rodas

Compartilhar

Agradecimento Especial

AA
Andrey Andrade

Arquitetura, desenvolvimento e infraestrutura. 22+ anos criando sistemas de alta performance em Go que processam milhões de requisições.

andreyandrade.com
LU
LigadoUS

Estratégia de SEO, otimização para mecanismos de busca e posicionamento orgânico. Especialistas em SEO local para negócios brasileiros.

ligadous.com