Quatro Rodas

VW Polo elétrico resgata botões, imita painel dos anos 80 e tem ‘toca-fitas’

VW Polo elétrico resgata botões, imita painel dos anos 80 e tem ‘toca-fitas’

O flerte com antigos carros da Volkswagen na interface eletrônica do conceito ID.2all repercutiu tão bem que foram mantidos para a versão de produção, o ID. Polo. Trata-se do Polo elétrico, que será lançado na Europa no final deste ano e já teve seu interior divulgado.

A grande evolução na cabine do VW ID. Polo estará em dar um passo atrás na digitalização. Os controles táteis deslizantes e botões que ficavam na central multimídia, que tanto frustravam proprietários dos ID.3 e ID.4, voltam a ser representados por botões físicos no console, tanto para o ar-condicionado quanto para o som – com direito a um comando giratório no console. O console, aliás, tem um grande compartimento sob ele, onde estão as portas USB.

Revolução na cabine do VW ID. Polo é vista do acabamento à interface eletrônicaDivulgação/Volkswagen

O volante do ID. Polo também tem botões físicos, um movimento que a Volks já vem adotando em outros carros. A diferença é que o novo volante que estreará no compacto elétrico não esconde seus botões e não disfarça que são muitos. A fabricante quis, realmente, deixar tudo à mão.

Isso não quer dizer que o ID.Polo abre mão das telas. O quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas ao menos está montado no painel, substituindo a tela montada na coluna de direção do ID.3. E há alguns toques nostálgicos, como a possibilidade de usar um grafismo retrô que imita os mostradores analógicos do Golf dos anos 1980, também muito parecido com o usado na família Gol e Passat no Brasil naquela época. Há um botão para mudar o grafismo.

Quadro de instrumentos oitentista pode ser ativado por um botãoDivulgação/Volkswagen

Continua após a publicidade

O toque retrô também pode ser visto na nova interface da central multimídia, que tem 13 polegadas. A reprodução de músicas pode ser exibida em uma fita cassete estilizada na tela, emulando o movimento da fita no seu carretel. Ainda há uma série de comandos nas bordas da tela para facilitar o acesso às funções.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.

Inscreva-se aqui

para receber a nossa newsletter

Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Outra correção bem-vinda: o motorista agora tem quatro botões de vidro elétrico na porta, abandonando o confuso sistema de apenas dois botões com alternador para a traseira.

Volante tem botões físicosDivulgação/Volkswagen

Continua após a publicidade

Esta correção de curso é acompanhada por um salto na qualidade percebida, outro ponto criticado nos VW. O acabamento traz texturas de tecido no painel e portas, além de detalhes ranhurados nas saídas de ar. O tecido usado, aliás, é reciclado.

Grande parte do painel é revestido de tecido recicladoDivulgação/Volkswagen

O novo designer-chefe da Volkswagen, Andreas Mindt, descreveu o carro como “um amigo acessível para o dia a dia”. Ele acrescentou que “botões físicos claros proporcionam estabilidade e confiança, materiais aconchegantes o tornam atraente e detalhes charmosos, como o novo visual retrô do painel de instrumentos, mostram o toque característico da Volkswagen”. O ID. Polo é o primeiro carro da VW criado sob a gestão de Mindt.

Plataforma MEB+ e tração dianteira

Diferente do irmão maior ID.3, que possui tração traseira, o Volkswagen ID. Polo é construído sobre a nova plataforma MEB+. Esta arquitetura foi otimizada para reduzir custos e maximizar o espaço interno em veículos compactos.

Continua após a publicidade

Volkswagen ID. PoloDivulgação/Volkswagen

A tração é dianteira e a suspensão traseira adota o eixo de torção, uma solução mais simples e barata que o sistema multilink, mas suficiente para a proposta urbana do modelo. A plataforma permite duas configurações de bateria:

• Entrada: 37 kWh (química LFP – Fosfato de Ferro-Lítio), focada em custo.

• Topo de linha: 54 kWh (química NMC – Níquel-Manganês-Cobalto), focada em densidade energética.

Volkswagen ID. PoloDivulgação/Volkswagen

Continua após a publicidade

A versão com a bateria maior promete uma autonomia de até 450 km no ciclo WLTP estimado. A arquitetura elétrica permite recargas rápidas de até 130 kW, recuperando de 10% a 80% da carga em apenas 23 minutos.

ID. Polo GTI: O primeiro elétrico com a sigla mágica

A Volkswagen confirmou que o ID. Polo será o responsável por introduzir a sigla GTI na era elétrica, deixando o batismo “GTX” para os modelos maiores e SUVs.

Volkswagen ID. Polo GTIDivulgação/Volkswagen

O ID. Polo GTI também fará sua estreia em 2026 com aproximadamente 230 cv. Para garantir que a força seja transmitida ao asfalto sem perdas excessivas no eixo dianteiro, o esportivo contará com um diferencial de deslizamento limitado (LSD) mecânico e um acerto de suspensão exclusivo.

Continua após a publicidade

Preço do Polo elétrico

Volkswagen ID. PoloDivulgação/Volkswagen

O Volkswagen ID. Polo será revelado por completo no meio deste ano e chega às lojas no final de 2026. O preço estimado na Europa parte de £ 22.000 (aproximadamente R$ 160.000 em conversão direta), posicionando-o como rival direto do novo Renault 5 elétrico e do futuro Peugeot 208 de nova geração.

Importante ressaltar que o Polo a combustão não morreu. A sexta geração (a atual) receberá uma atualização profunda ainda este ano na Europa, incluindo motorização híbrida, para conviver nas concessionárias ao lado de seu irmão elétrico. No entanto, o Polo a combustão vendido na Europa agora é fabricado na África do Sul.

Publicidade

Leia a materia completa na fonte original:

Ver no Quatro Rodas

Compartilhar

Agradecimento Especial

AA
Andrey Andrade

Arquitetura, desenvolvimento e infraestrutura. 22+ anos criando sistemas de alta performance em Go que processam milhões de requisições.

andreyandrade.com
LU
LigadoUS

Estratégia de SEO, otimização para mecanismos de busca e posicionamento orgânico. Especialistas em SEO local para negócios brasileiros.

ligadous.com