Volkswagen desenvolve carro autonomo para que o passageiro ‘não toque em nada’
Waymo, Zoox, Baidu e Tesla poderão ter um outro concorrente à altura em questão de robotáxi nos próximos anos, a Volkswagen. A companhia começou a próxima fase de testes, em Wolfsburg, do veículo de pesquisa autônomo chamado de “Gen.Urban”. Após algumas avaliações, o automóvel agora pode dirigir de forma autônoma no trânsito urbano real, diz a VW.
O visual do carro remete a um ID.3 futurista, com linhas limpas e um conjunto óptico formado por uma barra. É possível observar também espelhos retrovisores digitais e maçanetas embutidas. Há ainda sensores no teto.
Gen.Urban sendo testado nas ruas de WolfsburgVolkswagen/Divulgação
Interação com o usuário
O projeto de pesquisa tem como objetivo explorar como os passageiros experimentam andar em um veículo autônomo sem volante ou pedais tradicionais.
• Relacionadas
NotíciasGoverno dos EUA investiga Tesla por acidentes com sistemas autônomos6 jun 2025 - 18h06
NotíciasCarro autônomo será liberado no Brasil? Projeto de Lei tramita no Congresso7 dez 2025 - 10h12
NotíciasStellantis apresenta sistema autônomo que faz o carro dirigir sozinho21 fev 2025 - 09h02
Para isso, uma equipe interdisciplinar do Volkswagen Group Innovation, que engloba designers, especialistas em fatores humanos, engenheiros de software e especialistas em materiais, está coletando dados sobre o comportamento e a interação do usuário com o Gen.Urban.
Essas “descobertas” também vão contribuir para o desenvolvimento de futuros conceitos de interiores e experiência do usuário para todas as marcas do grupo.
Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
“Com nosso veículo de pesquisa Gen.Urban, queremos entender exatamente como os passageiros vivenciam a condução autônoma. Em última análise, a tecnologia deve se adaptar às pessoas, e não o contrário. Nos beneficiaremos dessas informações em todo o grupo a longo prazo”, afirma Nikolai Ardey, diretor de inovação do Grupo Volkswagen, à imprensa.
Gen.Urban sendo testado nas ruas de WolfsburgVolkswagen/Divulgação
Uma viagem com o Gen.Urban
A Volks afirma que, mesmo antes de iniciar uma viagem, os passageiros podem personalizar suas preferências, isso por meio de um aplicativo ou diretamente no veículo: desde a temperatura da cabine até a iluminação ambiente.
Continua após a publicidade
Ao entrar, o Gen.Urban cumprimenta o passageiro e o assento se ajusta automaticamente à posição desejada. Além disso, o interior digital do veículo pode ser adaptado às preferências individuais usando inteligência artificial. O painel, com suas informações, luzes e sons, também é personalizado a um tema específico.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
O veículos foi desenvolvido sem volante ou pedais tradicionais. O participante do teste senta-se no banco do motorista, enquanto um motorista de segurança treinado monitora o veículo do banco do passageiro.
Em caso de necessidade, o condutor de segurança pode intervir a qualquer momento utilizando um painel de controle, que é algo como um joystick. A atual fase de testes envolve inicialmente funcionários do Grupo Volkswagen. A previsão é que essa fase dure várias semanas.
Continua após a publicidade
Gen.Urban sendo testado nas ruas de WolfsburgVolkswagen/Divulgação
O percurso de teste tem como ponto de partida o estacionamento para visitantes no edifício da sede da Volkswagen, em Wolfsburg. O circuito conta com quase 10 km e percorre a área urbana da cidade e cada teste tem duração aproximada de 20 minutos.
O trajeto passa pelo portão da fábrica Sandkamp, pelas ruas Saar e Lessing, pela Brandenburger Platz, pela Rua Breslauer, pela Grauhorststraße e, finalmente, retornando pela Rua Heinrich-Nordhoff. A montadora diz que o percurso foi escolhido para simular justamente os desafios típicos do trânsito urbano.
Publicidade
Leia a materia completa na fonte original:
Ver no Quatro Rodas