Toyota consegue R$ 500 milhões para produzir picape híbrida flex e reconstruir fábrica
A Toyota vai utilizar R$ 500 milhões para auxiliar na produção de veículos híbridos, além da reconstrução de sua fábrica em Porto Feliz (SP), destruída em setembro de 2025 após um temporal. O crédito foi aprovado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
De acordo com informações divulgadas pelo banco, haverá a “aquisição de máquinas, equipamentos e serviços tecnológicos de alto valor agregado para aplicação em novos projetos atrelados a veículos híbridos flex, em Sorocaba (SP)”. Uma das novidades deverá ser uma picape médio compacta, menor que a Hilux.
Nova picape intermediária
Conforme adiantado por QUATRO RODAS, um dos próximos produtos inéditos da Toyota no Brasil será justamente uma picape intermediária cabine dupla para competir com a Fiat Toro e a Ford Maverick, para citar.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
Continua após a publicidade
Uma nova ala está sendo construída na fábrica de Sorocaba para produzir o produto junto ao Corolla (cuja produção sairá da fábrica de Indaiatuba), além do Yaris (exportação) e Yaris Cross.
A picape vai utilizar a arquitetura do Corolla e Corolla Cross, uma variação da plataforma TNGA. A expectativa é que o início da produção ocorra entre 2026 e 2027.
Continua após a publicidade
Conceito da picape
Vale lembrar que o primeiro conceito de uma picape menor que a Hilux e com estrutura monobloco foi mostrada em outubro de 2023 durante o Salão de Tóquio. A Toyota EPU Concept tinha 5,07 m de comprimento, sendo menor que uma Ford Maverick (5,11 m) e pouco maior que uma Fiat Toro/Ram Rampage (5,02 m), mas ainda 24 cm menor que uma Toyota Hilux.
O detalhe é que a proposta do carro conceito era ser uma picape elétrica, o que confere a ela proporções incomuns até para uma picape monobloco, mas que faria sentido no caso de uma transformação em picape híbrida plug-in, como é esperada para a nova picape nacional da Toyota.
–Divulgação/Toyota
Continua após a publicidade
O destaque é seu entre-eixos, de 3,35 m. Uma Hilux tem 3,08 m de entre-eixos, mesma medida da Maverick, enquanto uma Toro tem 2,99 m.
Outro detalhe é que em 2023 a Toyota do Brasil anunciou o início dos testes para o desenvolvimento de um conjunto híbrido plug-in flex no Brasil, que a empresa chama de PHEV-FFV (veículos híbridos plug-in flex fuel).
Publicidade
Leia a materia completa na fonte original:
Ver no Quatro Rodas