Sistema de LG e Google permite filmes e jogos no carro sem afetar a condução
As centrais multimídias se tornaram um item praticamente obrigatório nos carros. Por segurança — e por restrições previstas em lei —, a tela central geralmente bloqueia a exibição de conteúdos como filmes ou jogos enquanto o veículo está em movimento, o que limita sua utilidade para os demais ocupantes.
• Relacionadas
Carros elétricosPorsche Cayenne Electric usa tela dobrada para compensar falta de botões30 set 2025 - 11h09
NotíciasHyundai seguirá tendência de usar mais botões físicos ao invés de telas3 abr 2025 - 17h04
Carros elétricosPainel do novo Mercedes GLC elétrico é uma tela gigante de 39 polegadas6 set 2025 - 08h09
Algumas fabricantes já tentaram contornar esse problema. A Mercedes-Benz, por exemplo, criou o SplitView, tecnologia capaz de exibir imagens diferentes dependendo do ângulo de visão. Assim, o motorista enxerga informações do veículo, como GPS e comandos da central, enquanto o passageiro pode assistir a um programa de TV.
Os engenheiros do Google adotaram outra solução com o Android Automotive 15, nova versão da plataforma desenvolvida para veículos. O sistema passa a oferecer suporte para múltiplas telas, permitindo conteúdos independentes, embora todos conectados à estrutura central do carro.
A LG aproveitou a novidade e fez parceria com a MediaTek, fabricante de semicondutores, para criar a primeira arquitetura baseada no novo Android. A tecnologia centraliza o processamento e consegue controlar todas as telas do veículo, além de aumentar a velocidade de resposta e reduzir custos de hardware.
Continua após a publicidade
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
Conteúdos distintos
A estrutura chamada Concurrent Multi-User (CMU) unifica o sistema operacional e elimina a necessidade de usar emuladores de Android nas telas adicionais. Isso otimiza processamento, memória e armazenamento, além de reduzir o peso do sistema.
Independente e interligado
Cada display pode exibir conteúdos diferentes. Assim, um passageiro pode assistir a um filme, outro pode jogar videogame e o motorista continua visualizando o navegador GPS na tela principal. Os usuários podem conectar fones Bluetooth próprios e até compartilhar imagens entre as telas.
Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Sem distrações para o motorista
A tela principal se mantém sujeita às restrições legais: filmes, jogos ou programas de TV seguem proibidos quando o veículo está em movimento, evitando distrações ao condutor.
Baseado no Android
A arquitetura criada pela LG utiliza o Android Automotive, sistema operacional automotivo do Google com integração profunda às funções do veículo. Marcas como Volvo e GM já adotaram a plataforma em seus modelos.
Publicidade
Leia a materia completa na fonte original:
Ver no Quatro Rodas