Renault Filante será novo SUV topo de linha gigante com base chinesa
A Renault anunciou um novo SUV global, o inédito Filante. O modelo, cuja estreia mundial está marcada para 13 de janeiro, posiciona-se como a peça central da estratégia “International Game Plan” da marca, focada em expandir a presença fora da Europa com produtos de maior valor agregado. Ele será posicionado como o carro mais caro da francesa.
• Relacionadas
NotíciasRenault confirma SUV Koleos e picape Niagara para 2026 no Brasil19 nov 2025 - 09h11
TestesRenault Boreal é rápido como Compass e surpreende pelo espaço e acabamento6 nov 2025 - 16h11
NotíciasDepois da Geely, Renault negocia produzir carros junto com a Chery5 nov 2025 - 10h11
Com cerca de 5 metros de comprimento, o Filante será um SUV de porte grande, significativamente maior que os atuais modelos da marca. Ele será produzido na fábrica de Busan, na Coreia do Sul, inicialmente para abastecer o mercado local e, na sequência, ser exportado para outras regiões estratégicas.
–Divulgação/Renault
Para criar o novo Renault Filante, a marca aproveitou a parceria com a Geely e utilizará a plataforma CMA da empresa chinesa. Será o segundo carro francês com esta arquitetura, após a estreia da terceira geração do Koleos, que é baseado no Geely Monjaro e está confirmado para chegar ao mercado brasileiro este ano.
Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Embora a marca ainda não tenha divulgado nada sobre a mecânica, espera-se que seja oferecido com uma motorização híbrida plug-in criada pela Geely. Devido ao porte do Filante, a Renault deve optar pelo mesmo conjunto do Volvo XC70 e Lynk & Co 08, utilizando um motor 1.5 turbo e até três propulsores elétricos, a depender da tração, que pode ser dianteira ou integral.
–Divulgação/Volvo
A escolha pela arquitetura da Geely permite à Renault acelerar o desenvolvimento de modelos maiores e mais sofisticados, aproveitando a expertise da parceria em veículos eletrificados e sistemas de propulsão avançados. O mesmo acontecerá no Brasil, após o início da produção dos carros da Geely em São José dos Pinhais (PR).
Continua após a publicidade
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
O nome “Filante” tem origem francesa e significa “cadente” (como em “estrela cadente”), evocando velocidade e movimento. A nomenclatura presta homenagem a dois momentos da história da marca: o conceito original Filante de 1956, um monoposto desenhado para quebra de recordes, e um recente conceito aerodinâmico que atingiu alta eficiência energética com bateria de 87 kWh.
Renault Filante foi um conceito apresentado em 2025Divulgação/Renault
Continua após a publicidade
Espera-se que o visual adote linhas fluídas para favorecer a aerodinâmica, crucial para a eficiência do sistema híbrido em um SUV deste tamanho e para fazer jus ao histórico da nomenclatura na marca. Na divulgação do nome, parte da silhueta do modelo é revelada, mostrando que ele terá um caimento de teto flertando com linhas de cupê.
O Renault Filante é o quinto de oito novos modelos previstos no plano de investimento de 2,6 bilhões de libras da marca para mercados internacionais até 2027. Sua produção ao lado do Koleos, em Busan, reforça o papel da Coreia do Sul como hub de exportação da Renault para veículos de alto padrão. Mais detalhes sobre versões, lista de equipamentos e preços serão revelados na apresentação oficial no dia 13.
Publicidade
Leia a materia completa na fonte original:
Ver no Quatro Rodas