Quatro Rodas

Renault Filante é o novo SUV mais caro da marca e pode chegar ao Brasil

Renault Filante é o novo SUV mais caro da marca e pode chegar ao Brasil

A Renault apresentou por completo o Filante, seu novo SUV topo de linha, que reforça a entrada da marca em segmentos premium para mercados estratégicos. Produzido na Coreia do Sul, terá suas vendas iniciadas por lá a partir de março. Para 2027, sua chegada à América do Sul está confirmada, portanto não será uma surpresa caso ele apareça no Brasil.

Embora a marca tenha dificuldades para se enquadrar entre carros premium no mercado brasileiro, a estratégia batizada de “Game Plan 2027” visa justamente essa virada de jogo. Isso especialmente para mercados como Coreia do Sul e América do Sul. Por aqui, o trabalho já é feito com Kardian, Boreal e, em breve, Niagara e Koleos.

O posicionamento do Filante começa pelo nome. Este foi o batismo de um protótipo responsável por quebrar recordes mundiais em 1956. Depois, em 2025, um carro-conceito elétrico recebeu a mesma nomenclatura e, novamente, quebrou recordes de velocidade e eficiência.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.

Inscreva-se aqui

para receber a nossa newsletter

Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Mas a história busca inspirações de um passado ainda mais distante, em 1930. O nome do novo SUV é acompanhado por uma estrela, cujo uso, na época, era feito para identificar os modelos de maior prestígio da Renault. Ou seja, a francesa tem, de fato, a intenção de colocá-lo como seu carro-chefe a partir de agora.

Continua após a publicidade

Divulgação/Renault

Outra demonstração de poder do Filante está nas suas dimensões, semelhantes às de um BMW X5. São 4,92 metros de comprimento, 2,15 m de largura, 1,64 m de altura e bons 2,82 m de entre-eixos. O porta-malas tem 633 litros e, a altura em relação ao solo, é de 20,1 cm.

Ousadia e losangos, muitos losangos

O design é ousado, traz elementos inéditos para um Renault e, segundo a própria marca, busca mesclar linhas e elementos de SUVs e sedãs. A tradução disso está em um SUV cheio de vincos que se parecem com músculos, mas aerodinâmico, como se fosse “esculpido pelo vento”, em um jargão de marketing.

Divulgação/Renault

Continua após a publicidade

Na dianteira, o Filante tem uma grande profusão de elementos como a grade superior, que recorta a carroceria com losangos que imitam o logo da marca. A abertura inferior também repete a trama. Por falar no logo, ele é iluminado.

Há ainda uma faixa central em preto e luzes de posição no para-choque em formato de bumerangue. Porém, junte-as e tenha, mais uma vez, o losango da Renault. No topo da dianteira ficam os pequenos faróis com canhões saltados, como no novo Renault Clio.

As laterais têm a carroceria com poucos vincos, mas uma quantidade de elementos chamativos, como os para-lamas estilizados, as rodas estilosas (que podem ter 19 ou 20 polegadas) e as janelas que terminam em um ângulo fechado.

Continua após a publicidade

A traseira do Renault Filante é ainda mais ousada, com avanços da carroceria no para-choque e na base do vidro, lanternas camufladas na carroceria e grandes áreas centrais em preto.

Divulgação/Renault

Cabine tecnológica

Se o exterior do Filante é chamativo, a cabine vai para o lado da sofisticação e tecnologia. Há uma aparente grande variedade de texturas e materiais, além de um trabalho voltado à iluminação ambiente. O painel é composto por botões físicos pontuais, mas destaca as três telas de 12,3″ cada. Além delas, há um head-up display de 25,6 polegadas com realidade aumentada.

Divulgação/Renault

Continua após a publicidade

Quem vai atrás tem amplo espaço interno, além de uma zona de ar-condicionado exclusiva – somando três zonas – com purificação do ar. No que diz respeito à tecnologia, o SUV tem sistema multimídia atualizado, com direito a atualizações remotas, streamings de vídeos, possibilidade de uso de fones de ouvido bluetooth e comandos por voz.

Ele promete um avançado tratamento acústico, com vidros com isolamento fônico, combinado a dois possíveis sistemas de som. Para versões de entrada, o som é da Arkamys com 8 alto-falantes e cancelamento ativo de ruído do motor; para a topo de linha, é um Bose Premium, com 10 alto-falantes e 3 microfones também para cancelamento ativo de ruído do motor.

Divulgação/Renault

Há ainda wi-fi nativo, carregador de celulares por indução, quatro portas USB-C, leitura de placas de velocidade, ACC, frenagem automática de emergência, assistente de permanência e centralização de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, câmeras 360° com visão 3D e assistente de estacionamento automático.

Continua após a publicidade

Sempre eletrificado

O Renault Filante usa como base a plataforma CMA e uma evolução da motorização full hybrid E-Tech, desenvolvida especialmente para modelos premium do mercado coreano, como o Koleos, que chega ainda em 2026 no Brasil.

Divulgação/Renault

O conjunto combina um motor 1.5 turbo de injeção direta de 150 cv e 25,5 kgfm, a dois motores elétricos – o principal, de 136 cv, e o secundário, de 82 cv. Juntos, os três motores entregam 250 cv e 57,6 kgfm. O câmbio automático é um DHT, de dupla embreagem.

A bateria que alimenta os motores elétricos é pequena, de apenas 1,64 kWh, e não precisa ser recarregada em redes externas. Segundo a marca, o Filante pode rodar em até 75% dos trajetos urbanos no modo elétrico.

Publicidade

Leia a materia completa na fonte original:

Ver no Quatro Rodas

Compartilhar

Agradecimento Especial

AA
Andrey Andrade

Arquitetura, desenvolvimento e infraestrutura. 22+ anos criando sistemas de alta performance em Go que processam milhões de requisições.

andreyandrade.com
LU
LigadoUS

Estratégia de SEO, otimização para mecanismos de busca e posicionamento orgânico. Especialistas em SEO local para negócios brasileiros.

ligadous.com