Relembre todas as 800 capas da QUATRO RODAS desde 1960
Nem 8 nem 80: 800. O exemplar de QUATRO RODAS que está nas bancas neste mês é o de número 800. Um marco digno de nota. Para chegar aqui foram necessários 65 anos e mais quatro meses de edições (ficam de fora edições especiais, que também foram muitas ao longo dos anos). Quantos carros testados, quantos lançamentos, quantas viagens… quanta informação… Para traduzir essa história em números, recorremos à IA (Inteligência Artificial), que nos revelou algumas curiosidades.
Entre as marcas que mais apareceram em nossas capas, a Volkswagen foi a campeã, figurando 767 vezes. Isso não quer dizer que a VW ficou de fora de somente 33 capas. Mas que apareceu em muitas delas mais de uma vez. Na edição número 184, de novembro de 1975, por exemplo, a marca e seus carros aparecem cinco vezes: no comparativo entre Dodge 1800, Ford Corcel e VW Passat; no teste duplo dos novos Fusca 1300 L e Kombi, na reportagem intitulada “O Passat visto por seus donos” e na seção Segredo, que falava sobre a chegada de um motor VW diesel.
A pesquisa feita com a ajuda da IA levou em consideração todos os carros mostrados nas capas e todas as vezes em que o nome das marcas surgiram. Sob esse critério, a VW foi a marca mais mostradaReprodução/Quatro Rodas
A IA analisou quais marcas apareceram nas capas das edições e quantas vezes isso aconteceu, considerando toda foto de carro e toda vez que o nome da marca foi citado.
Marcas em evidência
N° de vezes
Mercedes-Benz
Modelos mostrados
Nº de vezes
Honda Civic
Toyota Corolla
Ford EcoSport
Chevrolet Chevette
Chevrolet Opala
Ford Fiesta
Chevrolet S10
Jeep Renegade
Chevrolet Monza
Ford Corcel
Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
A VW esteve na QUATRO RODAS número 1, com um Karmann-Ghia, sem sequer haver uma reportagem interna sobre o carro. Naqueles tempos era comum se estampar um carro apenas por razões ilustrativas.
Acompanhando o mercado de perto, QUATRO RODAS sempre trouxe os lançamentos, com o Chevrolet Monza, nos anos 1980, até as tecnologias que propunham novas fontes de energiaReprodução/Quatro Rodas
No ranking das mais citadas, a Chevrolet (705) ficou em segundo e a Ford (592), em terceiro. Pode-se atribuir esse desempenho ao fato de essas três marcas estarem em nosso mercado desde os primórdios (e, por um longo tempo, sozinhas). Não por acaso, a quarta marca a chegar, a Fiat (449), foi a quarta colocada no levantamento.
• Relacionadas
NotíciasQR de agosto: especial Melhor Compra 2025 e nossos 65 anos8 ago 2025 - 16h08
NotíciasQUATRO RODAS faz 65 anos e esse número é marcante na indústria automotiva20 abr 2025 - 10h04
NotíciasRally 4R leva Quatro Rodas de volta às suas origens para comemorar 65 anos2 out 2025 - 15h10
A sequência de 1 a 10 é: VW, Chevrolet, Ford, Fiat, Renault, Toyota, Honda, Hyundai, Mercedes e Peugeot. Esse ranking inclui marcas que sempre foram mencionadas, mas de forma mais discreta, na contagem geral. Honda e Hyundai, porque só entraram no país com a abertura do mercado, em 1990. Renault, porque atuou em dois momentos, nos anos 1960 e após 1990. Toyota e Mercedes, porque, antes de 1990, produziam apenas veículos comerciais no país.
Continua após a publicidade
No comparativo realizado entre Ford e VW, reunimos 14 carros, 7 de cada lado. No desafio do crash-test, as quatro marcas do mercado (Chevrolet, Fiat, Ford e VW) foram os destaquesReprodução/Quatro Rodas
Além do tempo de mercado, pesa também a quantidade de modelos oferecidos: quanto maior a oferta, maior a probabilidade de aparecer nas capas. E conta também a popularidade dos carros entre os consumidores. E, nesse sentido, a VW, com Fusca, Parati, Voyage etc., deve muito ao Gol, que foi o carro mais vendido do país durante 27 anos consecutivos, com 58 aparições.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
Sonho de consumo de muita gente, figurando como o mais vendido do mercado por três anos, 1984, 1985 e 1986, o Chevrolet Monza teve apenas 25 citações. Ele fica distante de seu irmão menor, o Chevette, que foi mencionado 38 vezes.
Em 2004, o Mercedes teve a companhia de outros modelos citados, na capa. Em 2007, reunimos dois chineses, Chevrolet Spark e Chery QQ, com potencial de serem vendidos no BrasilReprodução/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Depois do Gol, o segundo colocado é o Honda Civic, sedã médio que marcou época. Seu nome consta da lista com 47 aparições, 5 a mais que o terceiro, seu rival, Toyota Corolla. O Ford EcoSport, primeiro SUV nacional, fica em quarto, com 39 citações. E, para completar o ranking, temos: Chevrolet Chevette (38), Chevrolet Opala (33), Fiat 147 (31), Fiat Palio (30) e Ford Fiesta (29), seguindo até o nono colocado. Chevrolet S10, Jeep Renegade, VW Fusca e VW Golf vêm empatados em décimo (28). Depois o destaque é a VW Parati (27). Fiat Uno e VW Polo marcam presença (26) e Chevrolet Monza, Ford Corcel, Ford Ranger e VW Voyage fecham o ranking (25).
Os segredos de fábrica figuram destaque de capa, em diversas oportunidades. Outro tema com forte apelo para a primeira página são as novidades apresentadas em reportagens exclusivasReprodução/Quatro Rodas
Quando se observa as marcas mais citadas anualmente, em 2024, tivemos uma estreante no ranking, a chinesa BYD com 11 aparições, uma a mais que a VW, em 2023.
O Honda Civic foi um dos modelos mais fotografados ao longo da história da QR. Nos últimos anos, as novas estreantes do mercado têm roubado a cena, como a BYD, com 11 citações em 2024Reprodução/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Desde a edição número 1, as capas de QUATRO RODAS se dedicam a estampar o que há de novo no mercado e a debater temas da mobilidade, como segurança, tecnologia e meio ambiente. Aqui reunimos algumas capas que ilustram essa pauta.
Pôster: veja todas as 800 capas da QUATRO RODAS
Clique aqui para baixar o pôster em alta resolução
Publicidade
Leia a materia completa na fonte original:
Ver no Quatro Rodas