Quatro Rodas

Por que revisar seu carro é a parte mais importante da viagem de férias

Por que revisar seu carro é a parte mais importante da viagem de férias

Falta de manutenção é o principal motivo das ocorrências em rodovias. Segundo a concessionária Arteris, em 2024, na Régis Bittencourt, no trecho da BR-116 que liga São Paulo (SP) a Curitiba (PR), dos 3.684 atendimentos feitos pela empresa, 3.035 estão relacionados a falhas mecânicas, o equivalente a 82%. Já em outro trecho, chamado Litoral Sul (que contempla as rodovias BR-116, BR-376 e BR-101, entre Curitiba e Florianópolis (SC), 86% dos eventos foram em decorrência de problemas técnicos: 4.254 casos de um total de 5.318.

Para esses motoristas e seus caronas, as viagens, que deveriam ser momentos de prazer, se transformaram em algo ruim e arriscado, uma vez que defeitos técnicos podem provocar acidentes.

Para evitar ficar pelo caminho, é importante revisar o estado geral do veículo. E a preparação para uma viagem deve começar de 7 a 15 dias antes, pelo menos, de acordo com o especialista Marcelo Martini, gerente de vendas do Aftermarket da fábrica de lubrificantes FUCHS. “Esse é o tempo mínimo necessário para você conseguir deixar seu carro em um mecânico para uma revisão e reparar os prováveis defeitos”, diz.

“Porém, todo esse processo pode começar já na garagem de casa: o proprietário pode fazer uma ‘revisão visual’ vendo se luzes, buzina, óleo e pneus estão em boas condições”, explica Marcelo.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.

Inscreva-se aqui

para receber a nossa newsletter

Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Continua após a publicidade

A mecânica Luciana Félix, proprietária da Oficina da Lu, em Belo Horizonte, e da Car Care da Lu, em São Paulo, acrescenta a essa lista a água do motor e do reservatório do limpador, assim como as palhetas dos limpadores de para-brisa.

Ao chegar à oficina, Luciana recomenda que a primeira coisa a se fazer é compartilhar seu roteiro de viagem com o mecânico: “É nesse momento que nós (mecânicos) vamos entender qual é a manutenção adequada para o carro. Se for pegar uma serra, vamos trabalhar mais forçadamente o sistema de arrefecimento do carro, por exemplo”.

Vistoria pós-revisão: se a rede erra, a gente descobreSilvio Gioia/Quatro Rodas

O mecânico também pode ajudar a conhecer e usar os recursos do carro, além de indicar as melhores condições para usá-los: “Se a pessoa quer ir para uma estrada de terra porque o carro tem quatro por quatro, mas não sabe como ativá-la, o mecânico pode ajudar”, indica a especialista.

Continua após a publicidade

Durante a revisão, há um checklist dos principais itens que devem ser averiguados pelo mecânico. O primeiro é o nível do óleo, que você também pode verificar em casa, mas sempre com o carro frio. Luciana afirma que, mesmo não estando na hora da troca, pode ser que esse momento chegue no meio da viagem, sendo necessário fazer troca antecipada. “Isso reforça a importância de compartilhar o roteiro de viagem com o mecânico”, diz a mecânica.

Os pneus são os próximos da lista. O bom estado é importante não só para segurança como também para evitar infrações. E, no caso dos pneus, Marcelo lembra do estepe, que também pode render multa, caso esteja careca.

Além de não escoar a água, pneus gastos têm menos aderênciaMarco de Bari/Quatro Rodas

A bateria é outro item fundamental, aponta o gerente da FUCHS, uma vez que é uma das principais causas de paradas nas estradas. Freios, suspensão, ar-condicionado e até o óleo do câmbio automático também devem ser verificados, mesmo este último item, que tem intervalo de troca de cerca de 50.000 km.

Continua após a publicidade

O custo do serviço vai depender do estado do carro. Uma revisão que seja mais uma checagem do que uma reparação sairá por aproximadamente R$ 250, segundo a mecânica Luciana. Mas se for necessário trocar um ou mais componentes, o preço pode variar (se não tiver um mecânico de confiança, fique atento à prática da “empurroterapia” de alguns profissionais).

Marco de Bari/Quatro Rodas

Feita a revisão, como o seguro morreu de velho, é importante pensar em levar na viagem coisas que podem ajudar em caso de emergência, como um cabo de transferência de carga de bateria, mais conhecido como “cabo de chupeta”, e um calibrador portátil, por exemplo. Um selante de pneu também pode ajudar, mas é melhor contar com o estepe, quando um pneu fura.

Durante a viagem, preste atenção aos postos em que para a fim de abastecer. A longo prazo, o combustível adulterado causa problemas sérios ao motor, e, em situações extremas, é possível sentir os primeiros sintomas já depois de alguns quilômetros: “Se o combustível for muito ruim, o motorista pode sentir perda de potência durante a viagem”, alerta a mecânica. Também é preciso ficar atento, novamente, à empurroterapia.

Continua após a publicidade

Fernando Frazão/Agência Brasil

Uma das práticas mais comuns é a recomendação para completar o nível do lubrificante. “O óleo vai estar com nível baixo mesmo, já que ele terá percorrido todo o sistema para refrigerar o motor. Óleo só se verifica com o carro frio”, alerta Luciana.

Tomando os devidos cuidados, a viagem tem tudo para acabar bem. Mas, na volta, lembre-se de calibrar os pneus conforme as especificações do seu carro e verificar os níveis de óleo e água. Dependendo do que acontecer durante a viagem, Luciana ainda aconselha um retorno à oficina: “Você pode pegar algum buraco, principalmente se for para estrada de terra, e desalinhar a direção ou mesmo ter algum vazamento inesperado”.

Publicidade

Leia a materia completa na fonte original:

Ver no Quatro Rodas

Compartilhar

Agradecimento Especial

AA
Andrey Andrade

Arquitetura, desenvolvimento e infraestrutura. 22+ anos criando sistemas de alta performance em Go que processam milhões de requisições.

andreyandrade.com
LU
LigadoUS

Estratégia de SEO, otimização para mecanismos de busca e posicionamento orgânico. Especialistas em SEO local para negócios brasileiros.

ligadous.com