Quatro Rodas

Lotus Eletre ganha versão híbrida de 965 cv e com autonomia de 1.600 km

Lotus Eletre ganha versão híbrida de 965 cv e com autonomia de 1.600 km

Se há algum tempo os europeus sonhavam em vender apenas carros elétricos a partir de 2035, agora as coisas estão mudando. A Lotus, por exemplo, é uma das marcas que está revisando seus planos e fazendo o movimento contrário, transformando seu SUV Eletre em um híbrido plug-in.

• Relacionadas

NotíciasLotus compra a Lotus da Geely, mas a chinesa ainda está no comando2 Maio 2025 - 19h05

Carros elétricosLotus anuncia modelo híbrido e desiste de linha apenas elétrica26 nov 2024 - 13h11

SegredoGeely estuda vender todas as suas marcas no Brasil… Até a Lotus8 jul 2024 - 15h07

Batizado de Eletre For-Me, o primeiro híbrido plug-in da Lotus será lançado primeiro na China, para depois chegar à Europa. Ele utiliza exatamente o mesmo design da versão elétrica, alterando apenas os emblemas para evidenciar sua motorização, como o badge “For-Me” na tampa do porta-malas.

Lotus Eletre For MeDivulgação/Lotus

O SUV, que já apareceu nos relatórios do Ministério da Indústria da China, chama atenção por ser mais potente do que o elétrico EletreR, de 918 cv. Sob o capô, o híbrido tem um 2.0 turbo de quatro cilindros com 282 cv. Mas há ainda outros quatro motores elétricos — dois dianteiros e dois traseiros — que elevam a potência máxima combinada para 965 cv, fazendo o For-Me ir de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos, segundo a Lotus.

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

Para dar conta de tanta demanda elétrica, há uma bateria de 70 kWh, maior do que a de muitos elétricos por aí. Pelo otimista ciclo chinês CLTC, o alcance máximo chega aos 420 km em modo elétrico. O carregamento é rápido, podendo ir de 30% a 80% em 8 minutos, graças à arquitetura de 900 V.

Lotus Eletre For MeDivulgação/Lotus

Tão surpreendente quanto o desempenho é o consumo. No ciclo WLTC, em modo híbrido, o Eletre promete uma autonomia de 1.600 km. Isso porque, pelas capacidades da bateria e dos motores elétricos, o modelo pode se comportar como um elétrico em tempo integral.

Continua após a publicidade

Por outro lado, com a bateria descarregada, o consumo sobe substancialmente para cerca de 16 km/l, o que ainda pode ser considerado bom para um SUV com 5,10 m de comprimento e pode chegar aos 2.625 kg, dependendo da especificação.

Lotus Eletre For MeDivulgação/Lotus

O SUV é equipado com pneus Pirelli P Zero 5 LTS, pinças dianteiras de seis pistões Brembo, spoiler ativo na traseira, suspensão pneumática de duas câmaras e duas válvulas, controle contínuo de amortecimento (CDC) e amortecimento adaptativo, além de uma barra estabilizadora ativa.

Continua após a publicidade

Lotus Eletre For MeDivulgação/Lotus

A lista de opcionais terá itens como sistema lidar instalado no teto, diferentes opções para as rodas e pinças de freio, e gancho de reboque elétrico.

O Eletre For-Me estreia na China, mas ainda não tem preço definido. Sua chegada à Europa já está certa, mas ainda sem data confirmada. O que é certo é que a Lotus irá expandir sua linha híbridos, com uma versão do sedã Emeya e um SUV menor inédito estando previstos para 2027.

Publicidade

Leia a materia completa na fonte original:

Ver no Quatro Rodas

Compartilhar