Hyundai Elantra retorna ao Brasil em nova geração mas não pode sair das pistas
O Hyundai Elantra está oficialmente de volta ao Brasil, mas não da forma como os antigos proprietários do sedã médio se lembram. A Hyundai confirmou sua entrada oficial como equipe na TCR South America e na TCR Brasil a partir da temporada 2026. O protagonista desse retorno é o Hyundai Elantra N TCR.
A montadora sul-coreana será a segunda fabricante a integrar o grid de forma oficial, seguindo os passos da Honda. A operação contará com quatro carros sob a gestão da Hyundai MSA, estrutura que herda a base da bicampeã PMO Racing. A estreia está marcada para março de 2026.
Motor de 350 cv
–Luís França/Vicar/Divulgação
Diferente do modelo de rua que foi vendido no Brasil entre 2011 e 2019, o novo Elantra N TCR é uma máquina dedicada ao desempenho extremo. Sob o capô, o sedã ostenta um motor 2.0 turbo ajustado para entregar 350 cv, que é casado a um câmbio sequencial X-trac de seis marchas, com trocas acionadas por borboletas (paddle-shifts) atrás do volante. O conjunto segue a homologação global do WSC Group, garantindo que os carros que correrão em Interlagos sejam idênticos aos que disputam o Kumho FIA TCR World Tour na Europa.
• Relacionadas
TestesAceleramos o Alfa Romeo Giulietta com 1.8 de 350 cv da TCR South America23 jun 2021 - 11h06
NotíciasToyota Corolla mais potente do mundo custa R$ 820.000 e só anda na pista28 fev 2023 - 23h02
NotíciasToyota quer mais potência para o GR Corolla e versão GRMN pode estar à caminho4 jun 2025 - 19h06
Embora seja um carro de corrida, o regulamento do TCR exige que o chassi e a carroceria (de 4 ou 5 portas) sejam os mesmos do carro de produção. A base para o carro de competição é o Elantra N de rua, vendido em outros mercados, que tem 280 cv e 40 kgfm – capazes de levar o esportivo de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos.
Continua após a publicidade
–Luís França/Vicar/Divulgação
A versão de pista ainda tem sistema de arrefecimento próprio, tomadas de ar que direcionam o fluxo para os discos de freio e diferencial de deslizamento limitado mecânico na pista para otimizar o contorno de curvas.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
Continua após a publicidade
O Hyundai Elantra é o atual tetracampeão da categoria TCR nas 24 Horas de Nürburgring. No Brasil, a equipe Hyundai será chefiada por Damián Fineschi e já tem seu primeiro piloto confirmado: o argentino Diego Ciantini, vindo da Turismo Carretera. A estratégia visa confrontar diretamente o domínio da Honda, que faturou os títulos de pilotos e equipes na última temporada.
Com o modo de maior desempenho, o sedã esportivo de rua chega a entregar 280 cvDivulgação/Hyundai
Os quatro Elantra N TCR chegam ao país para os testes de pré-temporada antes do início do campeonato. Embora a Hyundai não tenha confirmado planos de vender a versão de rua do Elantra N no Brasil, a presença oficial nas pistas serve como vitrine tecnológica para a durabilidade e performance da nova geração de seus motores turbo.
Publicidade
Leia a materia completa na fonte original:
Ver no Quatro Rodas