Giulia, Carol, Silvia e mais: 10 carros com nomes femininos
Lancia Fulvia
A italiana Lancia tem uma coleção de nomes femininos em seus carros: Aurelia, Flaminia, Musa. Baseado na plataforma do Lancia Flavia, de 1961, o Fulvia homenageia a Via Fulvia, uma estrada romana que ligava Tortona a Turim. Foi apresentado no Salão de Genebra de 1963.
Hispano Suiza CarmenDivulgação/Quatro Rodas
Hispano Suiza Carmen
A Hispano Suiza é considerada uma das marcas mais luxuosas da primeira metade do século passado e voltou à vida em 2022 com o Carmen. O nome do superesportivo elétrico é uma homenagem à mãe do presidente da empresa espanhola, Miguel Suqué Mateu, e o modelo pode ser encomendado em duas opções: Carmen, com 1.019 cv, ou Carmen Boulogne, de 1.114 cv.
–Divulgação/Quatro Rodas
Lançado em 2013 exclusivamente para o mercado chinês, chegou ao Japão em 2015, equipado com motorização híbrida. A minivan utiliza a plataforma do Honda Civic e seu nome se refere à pedra preciosa, transmitindo a ideia de beleza, raridade e valor duradouro.
Continua após a publicidade
–Quatro Rodas/Quatro Rodas
Aurora 122c
Lançado no Salão do Automóvel de São Paulo de 1990, o fora de série nacional foi inspirado na Ferrari F40. Equipado com motor 2.0 turbo de 214 cv, derivado do Chevrolet Monza, o Aurora conseguiu a proeza, para a época, de acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos e atingir 203,9 km/h.
–Divulgação/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Skoda Fabia
Lançado em Frankfurt em 1999 e atualmente na sua quarta geração, o Fabia homenageia uma antiga família romana de mesmo nome. Sucesso de vendas da marca tcheca, foi o primeiro a utilizar plataforma compartilhada com a Volkswagen, dona da marca. Tem versões hatch, perua e sedã.
–Divulgação/Quatro Rodas
Alfa Romeo Giulia
Giulia é utilizado pela Alfa em modelos distintos, desde 1962 até hoje. Sua origem é controversa; alguns dizem que homenageia Giulietta Masina, esposa do renomado diretor italiano Federico Fellini, outros que foi sugerido por um russo que provocou: “Romeo, sem Giulietta?”
–Divulgação/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Lotus Elise
O nome do esportivo britânico veio de Elisa, neta de Romano Artioli, presidente da Lotus e da Bugatti, na época do lançamento. Com apenas 2 anos de idade, quando o Elise foi revelado, em 1996, a menina Elisa participou da apresentação, no Salão do Automóvel de Frankfurt.
–Divulgação/Quatro Rodas
Fiat 600 Lucciola
Baseado no Fiat 600, o Lucciola, lançado em 1963 no Salão de Turim como um carro-conceito, tinha quatro portas e mudanças estéticas do 600 tradicional. Lucciola em italiano significa “vaga-lume” e foi batizado assim por seu designer, Francis Lombardi.
–Divulgação/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Mazda Carol
Carol é um nome utilizado nos kei cars da Mazda desde 1962. Sua primeira geração foi de 1962-1970, e em 1989 a Autozam (marca pertencente à Mazda) relançou o Carol e o fabricou por quatro gerações, até 2009. Em 2010 o Carol volta para a linha Mazda, que o produziu até 2021.
–Divulgação/Quatro Rodas
Nissan Silvia
Silvia é o nome de uma ninfa que servia à deusa romana da caça e da castidade, Diana (também significa floresta, em latim), e que batizou o cupê esportivo da Nissan em seis gerações entre 1964 e 2002, sendo um grande sucesso de vendas no Japão, principalmente nos anos 1980.
Publicidade
Leia a materia completa na fonte original:
Ver no Quatro Rodas