Fiat Fastback 2027: nova geração já roda pronta para estreia em 2026
A próxima geração do Fiat Fastback 2027 já circula com sua carroceria definitiva. Flagras recentes feitos na Itália revelam que o SUV cupê deixará de ser um produto exclusivamente regional para se tornar uma peça-chave na estratégia global da Fiat, alinhado à nova família do Grande Panda.
Previsto para estrear no mercado brasileiro em 2027, o modelo utilizará a plataforma Smart Car (uma evolução da CMP), preparada para eletrificação. Diferente dos primos da Citroën feitos em Porto Real (RJ), a produção do novo Fastback deve ser mantida em Betim (MG).
View this post on Instagram
As imagens publicadas pela página FCA Club no Instagram confirmam que o novo Fastback seguirá a linguagem visual inaugurada pelo conceito Centoventi e materializada no Grande Panda. Na dianteira, os faróis full-led são mais afilados e trazem uma assinatura luminosa em formato de “lágrima”, integrados a uma grade fechada com padrão pixelado e o novo emblema retrô da fabricante.
A silhueta mantém o caimento acentuado do teto, característica que consagrou a atual geração, mas com novas proporções. As laterais exibem para-lamas mais esculpidos e maçanetas convencionais, distanciando-se do Citroën Basalt. Na traseira, destaca-se um spoiler tipo ducktail (cauda de pato) integrado ao vidro e lanternas estreitas em led, reforçando a esportividade do conjunto.
Continua após a publicidade
–FCA Fan Brazil/Instagram
O ponto de virada do Fiat Fastback 2027 em relação aos modelos de entrada da plataforma Smart Car (como o C3 Aircross) está na cabine. O flagra revela um painel distinto e mais sofisticado que o do Grande Panda.
O quadro de instrumentos é digital e atua em conjunto com uma central multimídia flutuante de grandes dimensões. O acabamento aparenta ser superior, com materiais que simulam couro no painel e molduras em preto brilhante no console.
Continua após a publicidade
–Carscoops/Reprodução
A ergonomia também recebe atenção: há botões físicos abaixo da tela para comandos essenciais, um volante de dois raios (similar ao do Opel Frontera) e bancos com padronagem quadriculada e apoios de cabeça semi-integrados.
A adoção da plataforma Smart Car permite à Fiat diversificar as opções de motorização. Embora o modelo flagrado na Europa conte com opções puramente elétricas, o foco no Brasil será a hibridização flex.
Continua após a publicidade
–FCA Fan Brazil/Instagram
Espera-se que o novo Fastback utilize a arquitetura Bio-Hybrid da Stellantis. O conjunto deve combinar o motor 1.0 turbo (T200) de até 130 cv e 20,4 kgfm a um sistema híbrido leve (MHEV) de 12V ou 48V, substituindo o alternador e o motor de partida por um gerador elétrico para reduzir consumo e emissões.
Versões mais caras podem adotar o 1.3 turbo (T270) de até 185 cv e 27,5 kgfm, também com assistência elétrica, mantendo o câmbio automático (provavelmente CVT para o 1.0 e automático de seis marchas para o 1.3, seguindo a lógica atual).
Continua após a publicidade
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
O cronograma aponta para uma revelação na Europa em meados de 2026, onde o modelo substituirá variantes de nicho. No Brasil, o Fiat Fastback 2027 chegará no ano seguinte para substituir a geração atual baseada no Cronos/Pulse.
Ele se posicionará acima do sucessor do Argo (o Fiat Grande Panda, esperado para 2026) e continuará a enfrentar o Volkswagen Nivus e seu futuro sucessor.
Publicidade
Leia a materia completa na fonte original:
Ver no Quatro Rodas