Quatro Rodas

Como o Ford Galaxie iniciou a era dos carros automáticos nacionais

Como o Ford Galaxie iniciou a era dos carros automáticos nacionais

Com 5,40 metros, o Ford Galaxie LTD só ficava à vontade em garagem de mansãoMarco de Bari/Quatro Rodas

Nos anos 1960, era fácil importar um sedã de luxo. Difícil era mantê-lo, diante da carência de peças de reposição e da falta de mão de obra qualificada.

Havia, porém, uma alternativa para esse público. Em um Brasil dominado por Fusca e DKW, luxo era ter espaço interno generoso, rodar macio e motor V8. Ainda assim, isso parecia pouco diante dos importados. Por isso, a Ford decidiu enfrentá-los com um Galaxie mais potente e requintado: o LTD (Limited), que estreou na linha 1969.

Ele recebeu o motor V-Block 4.8, com 190 cv, e entrou para a história como o primeiro carro nacional com câmbio automático.

O teto revestido de vinil dava um toque de exclusividade ao velho GalaxieMarco de Bari/Quatro Rodas

No interior, havia direção hidráulica, ar-condicionado, banco traseiro com apoio de braço central e apliques de jacarandá-da-baía nas portas e no painel. Externamente, teto de vinil preto, grade redesenhada, frisos e emblemas exclusivos.

Continua após a publicidade

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.

Inscreva-se aqui

para receber a nossa newsletter

Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Entre 1969 e 1971, o Galaxie LTD passou pela avaliação de nomes como Stirling Moss, Jackie Stewart, Colin Chapman e Emerson Fittipaldi, cujas impressões foram publicadas pela QUATRO RODAS.

Todos elogiaram conforto, silêncio e acabamento. As críticas ficaram para freios, desempenho e estabilidade. O LTD não foi feito para andar rápido, mas para ser apreciado com calma, de preferência no banco traseiro.

Painel de instrumentos com velocímetro horizontal e relógio acima do volanteMarco de Bari/Quatro Rodas

Continua após a publicidade

Mesmo sem rivais diretos no Brasil, a Ford evoluiu o modelo. Em 1971, o LTD virou LTD Landau, com vidro traseiro menor e adorno na coluna simulando dobradiça de capota. Os freios passaram a ser servoassistidos.

A linha 1973 trouxe lanternas trapezoidais e piscas integrados à grade. Em 1976, veio a última grande mudança: faróis horizontais, seis lanternas traseiras e novo visual inspirado na Lincoln, além do V8 5.0 de 199 cv.

Para dar conta dos 1.834 kg, os 199 cv do V8 eram escassosMarco de Bari/Quatro Rodas

A partir de 1976, o LTD passou a ocupar a posição intermediária da linha, separado do Landau. Era o único a permitir escolha da cor do teto de vinil, preto ou areia. É desse ano o carro das fotos.

Continua após a publicidade

“Dos LTD, este era o top, já que contava com todos os opcionais e custava menos que o Landau básico”, explica o colecionador Luiz Henrique Mangolin.

Como todo sedã de luxo da época, não faltavam cromadosMarco de Bari/Quatro Rodas

Em 1979, o ar-condicionado passou a ser integrado ao painel. Em 1980, estreou a versão a álcool, com mais torque em baixa e mais potência em alta, embora com consumo elevado.

Capacidade de 700 litros no porta-malas, limitada apenas pelo estepeMarco de Bari/Quatro Rodas

Continua após a publicidade

O Galaxie LTD saiu de linha em 1981. O Landau seguiu até 1983, mantendo-se como referência de maciez e espaço interno entre os carros nacionais.

Ficha técnica – Ford Galaxie LTD 1976

• Motor: V8 longitudinal, 4.950 cm³, carburador duplo

• Potência: 199 cv a 4.000 rpm

• Torque: 30,6 mkgf a 2.800 rpm

• Câmbio: automático de 3 marchas, tração traseira

• Dimensões: 5.413 mm (C) x 1.999 mm (L) x 1.412 mm (A)

• Peso: 1.834 kg

Teste QUATRO RODAS – julho de 1972

• 0–100 km/h: 14,4 s

• Velocidade máxima: 156,9 km/h

• Consumo: 3,5 km/l (cidade) e 5,2 km/l (estrada)

Publicidade

Leia a materia completa na fonte original:

Ver no Quatro Rodas

Compartilhar

Agradecimento Especial

AA
Andrey Andrade

Arquitetura, desenvolvimento e infraestrutura. 22+ anos criando sistemas de alta performance em Go que processam milhões de requisições.

andreyandrade.com
LU
LigadoUS

Estratégia de SEO, otimização para mecanismos de busca e posicionamento orgânico. Especialistas em SEO local para negócios brasileiros.

ligadous.com