As 10 competições do automobilismo mais famosas da história
Pequim-Paris
A prova de 14.000 km surgiu em 1907 com o objetivo de mostrar ao mundo que o automóvel era confiável. Depois de um longo hiato, em 1997 a prova voltou a acontecer como rali de regularidade para automóveis fabricados até 1975. Em 37 dias, os carros largam da China, passam por Mongólia e Cazaquistão. Depois, atravessando o Mar Cáspio (de navio) seguem para o Azerbaijão, Geórgia, Turquia e Grécia, finalmente passando pela Itália e por San Marino, até chegar à França, onde recebem a bandeirada.
–Divulgação/Quatro Rodas
INDIANÁPOLIS 500
Disputada pela primeira vez em 1911, a Indy 500 é considerada uma das corridas de maior prestígio. O circuito oval localizado em Indiana, EUA, recebe mais de 300.000 pessoas para a corrida dos monopostos da Fórmula Indy. Quinhentos é a distância percorrida em milhas durante a prova.
–Divulgação/Quatro Rodas
24 horas de Le Mans
Faz parte da chamada tríplice coroa (Indy 500, Le Mans e Mônaco F1), e é uma corrida de resistência disputada no circuito de La Sarthe, perto de Le Mans, na França. Criada em 1923, testa a resistência e a tecnologia dos veículos, e a bravura e estratégia dos pilotos durante as 24 horas de prova.
Continua após a publicidade
–Divulgação/Quatro Rodas
GP de Mônaco
É a etapa de maior prestígio da Fórmula 1 e também a de maior dificuldade por se tratar de um circuito de rua muito fechado, com poucos pontos de ultrapassagem. A primeira corrida no circuito de Mônaco é anterior à Fórmula 1 e ocorreu em 1929. A primeira edição na F1 foi em 1950.
–Divulgação/Quatro Rodas
Thierry Sabine, um piloto de moto francês, criou o rali que originalmente partia de Paris e terminava em Dakar, no Senegal. A primeira prova aconteceu em 1979 e ao longo dos anos foi mudando de percurso, mas sem perder a dificuldade extrema para pilotos e veículos que se desafiam todo ano.
Continua após a publicidade
–Divulgação/Quatro Rodas
Considerada a segunda mais antiga corrida dos Estados Unidos (perdendo pra Indy 500 – 1909), a subida de montanha que acontece desde 1916 no pico Pikes (Colorado Springs, EUA) tem uma distância de 13,5 milhas (21,7 km) com 156 curvas, vencendo um desnível de 1.440 metros.
–Divulgação/Quatro Rodas
Rali de Monte Carlo
Criado pelo príncipe de Mônaco Alberto I em 1911, desde 1991 abre o Campeonato Mundial de Rali de Velocidade (WRC). A prova tem variações de cenários e condições de rodagem, que vão passam por pisos secos, molhados, neve e até gelo, às vezes todos eles numa só etapa.
Continua após a publicidade
–Divulgação/Quatro Rodas
Carrera Panamericana
Acontece em um trecho da Rodovia Pan-Americana, no México. Entre 1950 e 1954 foi considerada a corrida mais perigosa do mundo. Mas em 1988 ela voltou como uma corrida histórica, com carros clássicos em um rali de regularidade.
–Divulgação/Quatro Rodas
24 horas de Nürburgring
Faz parte do campeonato mundial de endurance. A prova acontece desde 1970, e utiliza o traçado combinado de Nordschleife (laço norte) e a Pista GP, totalizando 25.378 km. É considerada a corrida de endurance mais difícil do mundo.
Continua após a publicidade
–Divulgação/Quatro Rodas
Mille Miglia
A Mille Miglia começou em 1927 e é uma corrida de estrada com um percurso em formato de “8” ligando a cidade de Bréscia a Roma (ida e volta), na Itália, com 16.000 quilômetros. Hoje é um rali de regularidade para automóveis fabricados até 1957.
Publicidade
Leia a materia completa na fonte original:
Ver no Quatro Rodas