Quatro Rodas

Qual o melhor momento para comprar um carro recém-lançado? Entenda o ciclo

Qual o melhor momento para comprar um carro recém-lançado? Entenda o ciclo

A chegada de um novo modelo às lojas costuma despertar o lado emocional do consumidor. O fator novidade vira argumento de venda mas, do ponto de vista técnico e financeiro, a pressa pode ser uma má conselheira.

Na indústria automotiva, o ciclo de vida de um carro é dividido em quatro fases: lançamento, crescimento, maturidade e declínio. Cada uma delas oferece vantagens e riscos distintos que impactam diretamente o bolso e a experiência do proprietário e entender essas fases pode ser a chave para você economizar e fazer um negócio mais inteligente.

Mas, afinal, quando é a melhor hora para comprar seu próximo carro zero km?

Vantagens e desvantagens de comprar carro no lançamento

Sem exageros, Yaris Cross guarda semelhanças visuais com o RAV4Divulgação/Quatro Rodas

Você é daqueles que adora ser o primeiro a ter a última novidade? Comprar um carro recém-lançado satisfaz essa paixão pela inovação. Na verdade, hoje a indústria lança mão de outra estratégia: a pré-venda. O Toyota Yaris Cross, por exemplo, está em pré-venda desde o início de dezembro com as primeiras entregas previstas para acontecer entre o final de fevereiro e o início de março.

No entanto, essa euforia inicial tem um custo. No lançamento, os preços dos carros novos costumam ser mais altos, e a margem para negociação é mínima – quando há. Não é raro concessionárias praticarem o “ágio”, cobrando acima do preço sugerido pela fábrica devido à alta demanda.

Continua após a publicidade

O design das lanternas remete ao estilo dos LexusDivulgação/Quatro Rodas

Nas pré-vendas, porém, algumas marcas garantem o preço de lançamento aos primeiros compradores e ainda podem oferecer benefícios, como modalidades de financiamento diferenciadas e brindes. Novamente, é um argumento para atrair e segurar o consumidor ávido pela novidade.

Comprar um carro no lançamento pode trazer outro risco: a possibilidade de falhas ou necessidade de ajustes. Veículos como o nosso Citroën C3, que teve uma série de correções feitas nas primeiras revisões, ou o Chevrolet Onix, que teve entregas suspensas após o lançamento, são exemplos de que nem tudo é perfeito na fase inicial.

Por outro lado, o carro no lançamento oferece o que há de mais moderno em conceito, estilo, tecnologia e desempenho. Além disso, tende a vir com a lista completa de equipamentos, antes que a busca por redução de custos leve à supressão ou substituição de componentes, prática comum após o primeiro ano de mercado.

Continua após a publicidade

O melhor momento para comprar carro:

Especialistas e dados de mercado sugerem que a fase de crescimento é, em geral, o melhor momento para adquirir um veículo. Nesta etapa, a euforia do lançamento diminui, mas o carro ainda é considerado novo e atrativo.

Renault Kardian 2026Divulgação/Renault

As vantagens de comprar carro na fase de crescimento são claras: concessionárias estão mais dispostas a negociar, oferecendo descontos para carro novo ou melhores condições, muitas vezes sob a pressão de ou manter o patamar de vendas ou para buscar o número de vendas projetado previamente.

Além disso, a maioria dos problemas técnicos iniciais já foi identificada e corrigida, garantindo mais segurança e menos dor de cabeça para o comprador.

Continua após a publicidade

Nesse período, o carro pode ter sofrido pequenas alterações para otimização de custos ou ajustes no pacote de equipamentos das suas versões, mas a perda de equipamentos ou qualidade ainda é mínima e, muitas vezes, imperceptível ao consumidor. Um bom exemplo de carro nesse estágio seria o Renault Kardian, que passou por mudanças importantes na linha 2026, quando completou um ano de mercado.

Renault Kardian 2026Divulgação/Renault

A fase de maturidade também é uma excelente opção. Carros nessa etapa já consolidaram sua imagem no mercado, têm um público fiel e geralmente apresentam um preço muito atraente. É quando se observa o maior volume de vendas. O Volkswagen T-Cross e o Hyundai Creta são exemplos de modelos que estão nessa fase.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.

Inscreva-se aqui

para receber a nossa newsletter

Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Continua após a publicidade

A ressalva aqui é que, para ter um preço mais competitivo, o modelo na maturidade pode ter sido depauperado em comparação com a versão de lançamento, com acabamento mais simples ou menos equipamentos tecnológicos – ou estes tornaram-se opcionais. Ele também pode estar um pouco defasado em relação às últimas novidades do mercado, antecipando seu declínio.

Carro na fase de declínio:

Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

A fase de declínio, quando o carro está prestes a sair de linha ou já tem muito tempo de mercado, e passou por muitas atualizações, é quando se vê os menores preços.

A principal vantagem de comprar carro em declínio é que todos os eventuais defeitos e problemas técnicos já foram solucionados ao longo dos anos. Como dizem na indústria, “o carro sai de linha quando está finalmente bom”. Os Jeep Renegade e Compass, com quase uma década de mercado, vivem esta fase atualmente, assim como a Fiat Toro.

Continua após a publicidade

Picape herda elementos do Fiat Grande Panda europeu em sua terceira atualização visualDivulgação/Quatro Rodas

Contudo, a economia tem seu preço. Carros em declínio tendem a ser, por natureza, técnica e esteticamente ultrapassados. Eles frequentemente apresentam acabamentos mais simples, menos equipamentos e não refletem as últimas tendências de design e tecnologia automotiva.

A decisão de quando comprar seu carro novo depende do seu perfil de consumidor e prioridades. Se você busca inovação e tecnologia de ponta, o lançamento pode atrair, mas com custos e riscos mais altos. Para a maioria, a fase de crescimento e maturidade oferece o melhor equilíbrio entre preço, confiabilidade e modernidade.

Conhecer o ciclo de vida automotivo é uma ferramenta poderosa para fazer a melhor compra de carro, garantindo que suas expectativas sejam atendidas e seu investimento seja o mais vantajoso possível.

Publicidade

Leia a materia completa na fonte original:

Ver no Quatro Rodas

Compartilhar

Agradecimento Especial

AA
Andrey Andrade

Arquitetura, desenvolvimento e infraestrutura. 22+ anos criando sistemas de alta performance em Go que processam milhões de requisições.

andreyandrade.com
LU
LigadoUS

Estratégia de SEO, otimização para mecanismos de busca e posicionamento orgânico. Especialistas em SEO local para negócios brasileiros.

ligadous.com