Quatro Rodas

Nova fábrica do Toyota Corolla em Sorocaba (SP) será inaugurada em maio

Nova fábrica do Toyota Corolla em Sorocaba (SP) será inaugurada em maio

A segunda fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) será inaugurada em maio de 2026, de acordo com fontes ligadas à nova operação, em apuração feita por QUATRO RODAS. A capacidade do local será de 100.000 carros por ano.

A estreia do local vai significar a transferência de produção do Corolla de Indaiatuba (SP), onde o sedã médio é fabricado desde 1997, além da produção de uma picape híbrida plena inédita, abaixo da Hilux, e que será concorrente da Fiat Toro. Este será o primeiro modelo híbrido da Toyota feito no Brasil com tração 4×4. A fábrica de Indaiatuba será fechada.

Projeto da segunda fábrica da Toyota em SorocabaDivulgação/Toyota

A nova planta terá 160.000 m² de área construída. Em meados de 2025, ela já estava com telhado e 13% do seu piso pronto. Com isso, a produção do Toyota Corolla em Indaiatuba será encerrada no segundo semestre de 2026. Atualmente, a planta já estabelecida em Sorocaba produz o Corolla Cross, Yaris hatch (só para exportação) e o Yaris Cross.

Apesar da fábrica da Toyota em Indaiatuba venha sendo cobiçada por outros fabricantes, especialmente aqueles que estão chegando agora ao Brasil, para a fabricante japonesa a unidade já está no fim da sua vida útil.

De acordo com Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil, os motivos para esta decisão são técnicos e envolvem questões como a viabilidade para a expansão da fábrica e a necessidade de atualização dos seus equipamentos.

Continua após a publicidade

Fábrica de Indaiatuba ficou defasada e precisaria ser completamente atualizada, o que é inviávelDivulgação/Toyota

A cabine de pintura da unidade de Indaiatuba ainda usa solventes e uma atualização obrigaria a parar a produção por pelo menos seis meses, pois não há como criar outra linha paralela.

A atual fábrica de Sorocaba usa água como solvente, que é o padrão atual, e a nova fábrica utilizará outra tecnologia que também dispensa o consumo de água. Com este novo método, a Toyota conseguirá uma redução de 20% na emissão de CO2.

Além disso, as linhas de montagem da fábrica também estão defasadas e necessitam de atualização. Isso envolve até uma questão de ergonomia: são linhas muito altas, o que dificulta o trabalho de mulheres em algumas funções. A Toyota espera contratar um total de 2.000 novos funcionários até 2030 e estabeleceu a meta de que 50% sejam mulheres.

Continua após a publicidade

Conceito antecipa a nova geração do CorollaHenrique Rodriguez/Quatro Rodas

A mudança de endereço da produção do Toyota Corolla também é, de certa forma, a confirmação de que o sedã terá uma nova geração no Brasil. A fabricante japonesa trabalha no desenvolvimento desta evolução do seu modelo mais icônico, que será apresentada em 2026 e poderá estrear por aqui ainda nesta década: a Toyota tem um plano de investimento de R$ 11 bilhões em curso no Brasil até 2030.

Recentemente, o BNDES liberou outros 500 milhões para auxiliar na produção da nova planta de Sorocaba, além da reconstrução de sua fábrica em Porto Feliz (SP), destruída em setembro de 2025 após um temporal.

Picape híbrida

A picape vai utilizar a arquitetura do Corolla e Corolla Cross, uma variação da plataforma TNGA. A expectativa é que o início da produção ocorra entre 2026 e 2027.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que o primeiro conceito de uma picape menor que a Hilux e com estrutura monobloco foi mostrada em outubro de 2023 durante o Salão de Tóquio. A Toyota EPU Concept tinha 5,07 m de comprimento, sendo menor que uma Ford Maverick (5,11 m) e pouco maior que uma Fiat Toro/Ram Rampage (5,02 m), mas ainda 24 cm menor que uma Toyota Hilux.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.

Inscreva-se aqui

para receber a nossa newsletter

Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

O destaque é seu entre-eixos, de 3,35 m. Uma Hilux tem 3,08 m de entre-eixos, mesma medida da Maverick, enquanto uma Toro tem 2,99 m.

Publicidade

Leia a materia completa na fonte original:

Ver no Quatro Rodas

Compartilhar

Agradecimento Especial

AA
Andrey Andrade

Arquitetura, desenvolvimento e infraestrutura. 22+ anos criando sistemas de alta performance em Go que processam milhões de requisições.

andreyandrade.com
LU
LigadoUS

Estratégia de SEO, otimização para mecanismos de busca e posicionamento orgânico. Especialistas em SEO local para negócios brasileiros.

ligadous.com